Aprenda a diminuir o turnover em seu consultório

Quem tem uma empresa sempre quer que sua equipe tenha o melhor desenvolvimento para entregar resultados incríveis, certo?

Mas se você não souber trabalhar questões internas que são apontadas pelos colaboradores, eles começam a ficar insatisfeitos e o resultado disso é a taxa alta de demissão.

A partir disso começa a rotatividade de pessoas na empresa, em que algumas pedem para sair pois encontram melhores oportunidades, enquanto outras são desligadas pela falta de entrega de resultados.

Estamos falando sobre o Turnover! Quer entender mais sobre e saber como lidar no seu consultório odontológico?

Entenda o que é turnover 

O cálculo da rotatividade dos colaboradores em um consultório odontológico é chamado de turnover. Ele analisa quantas pessoas estão saindo da empresa, sendo demitidas ou pedindo demissão e quantas precisam entrar no lugar delas.

Esse cálculo é considerado como um dos mais importantes indicadores-chave de desempenho de uma empresa, pois ajuda a saber quais são os pontos que ela está com problemas.

Por isso, é bom ficar de olho, pois um percentual de turnover muito alto não é bom, já que representa gastos elevados com a saída dos colaboradores.

Saiba como diminuir com as melhores estratégias

Quando uma empresa apresenta problemas com um percentual muito alto, é necessário fazer bons investimentos em estratégias que trabalhem na redução de turnover.

Confira as dicas a seguir:

Contratação

A maneira mais eficaz de todas é estabelecer critérios de contratação que filtrem um determinado perfil de profissional que seja ideal para trabalhar na sua clinica. 

Entreviste e examine cada candidato com todo o cuidado que puder para que você tenha certeza se ele se encaixa não somente na vaga, mas também na cultura da empresa.

Benefícios

Oferecer um plano odontológico empresarial é um dos benefícios mais desejados entre os colaboradores. 

Mas não somente isso, ofereça também outros como vale-alimentação, vale-refeição, horas extras, day off no aniversário, home office uma vez por semana, cursos, entre tantos outros.

Flexibilidade

Ofereça horários flexíveis, dias de trabalho opcionais, trocar um turno pelo outro, uma emenda de feriado, roupas mais confortáveis. 

Tudo isso é para que seus colaboradores sintam que você se importa com eles e com a qualidade de vida. 

Motivação

Reforce o engajamento dos seus colaboradores para que eles tenham mais vontade de continuar na empresa trabalhando nos seus projetos.

Defina bonificações mensais, semestrais e anuais. Bônus por alcance de metas, prêmios por alguma boa ação ou planejamento. Passe desafios, como desenvolver campanhas de marketing na odontologia e veja sua equipe motivada!

Reconhecimento

Não delegue tarefas e espere bons resultados se você não tiver costume de passar feedbacks para sua equipe.

Os feedbacks são de extrema importância, sendo positivos ou negativos, pois todos ajudam a melhorar os resultados cada vez mais. 

Portanto, mostre apoio, elogie, agradeça, ofereça ajuda! E faça tudo isso na frente de toda a equipe para que todos vejam o reconhecimento.

Plano de carreira

Ninguém deseja entrar em uma empresa e ficar naquele cargo para sempre. A intenção é sempre continuar evoluindo, independe de qual função a pessoa exerce. 

Por isso, ofereça reuniões para mostrar o rendimento, a rampagem pessoal de cada um, mostrando onde é preciso melhorar para ter a oportunidade de crescer dentro da empresa.

Defina boas metas e veja como cada um se sai. Esteja sempre perto para ajudar. 

Tenha um consultório de sucesso

Neste conteúdo você pode aprender o que é o turnover e como trabalhar para que ele reduza, assim passando credibilidade e autoridade para sua empresa no mercado. 

Por isso, ofereça bons benefícios empresariais, como um plano odontológico para empresas, bonificações, mostre reconhecimento, entre tantas outras coisas que farão com que os colaboradores fiquem mais felizes. 

Isso ajudará para que eles queiram continuar na empresa e entregar resultados cada vez melhores.

Comece logo a desenvolver essas estratégias e veja o seu consultório ter um sucesso incrível!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.