A odontopediatria é uma especialização feita por dentistas para prevenir, diagnosticar e tratar doenças nos dentes e na gengiva de crianças e adolescentes.
Esse profissional garante a melhor qualidade da saúde bucal desde pequeno, evitando problemas que podem afetar a pessoa até a fase adulta.
Apesar da importância da odontopediatria, apenas 1% das crianças vão ao dentista com até 2 anos de idade, de acordo com pesquisa do Journal Pediatrics.
Por esse motivo, muitos dentistas buscam estratégias para atrair os pequenos até o dentista, podendo ser aplicadas tanto no consultório, quanto na internet.
E nesse texto você vai saber como atrair pacientes para o seu consultório de odontopediatria.
Dificuldades em atrair crianças para a clínica
Uma das maiores dificuldades das crianças entrarem em uma clínica dentária é quanto a insegurança antes da consulta.
Algumas das manifestações das crianças no consultório são gritos, choros, e chutes que dificultam o atendimento da criança no primeiro momento.
Por isso, algumas estratégias devem ser tomadas para atrair os pequenos pacientes e seus pais até o consultório de uma maneira eficiente.
Uma das alternativas é a decoração do consultório. Deixe a sala de espera do consultório atraente para as crianças com livros infantis, brincadeiras e desenhos na parede que relacionam personagens e odontologia.
Além da decoração, toque músicas infantis e calmas, assim a criança se sentirá atraída e confortável estando no local.
Outra alternativa é a conversa com os pais. Conhecendo os medos e anseios de cada criança, é possível adotar uma estratégia para deixar a criança tranquila em conjunto com os pais.
Essa é uma das maneiras mais simples de como divulgar consultório odontológico, pois com uma boa decoração e atendimento, os pais da criança irão te recomendar para outras pessoas, gerando o famoso “marketing boca a boca”.
Como atrair pacientes para o consultório?
As estratégias de decoração nos consultórios odontológicos são importantes no início do negócio. Mas, existe na internet uma maneira para atrair mais pacientes.
Mas, antes de divulgar a sua clínica na internet é preciso desenvolver um plano de marketing odontológico, pois assim, você poderá identificar o seu público ideal.
Uma das ações tomadas no plano de marketing é estudar de perto o seu público-alvo. Algumas informações são importantes para identificar o seu potencial cliente, como:
- Renda;
- Ocupação dos pais;
- Idade da criança:
- Preferências;
- Experiências;
- Locais que frequentam e etc.
Com essas informações, fica mais fácil o dentista encontrar o cliente certo para o seu negócio.
Depois de criar um planejamento do seu negócio, é hora de colocar a mão na massa com algumas ações, tais como:
1 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na produção de materiais de alta relevância e qualidade para o seu público.
Seu objetivo principal é oferecer um material de alta qualidade para resolver todas as dúvidas dos leitores sobre determinado tema.
Essa estratégia gera até 4 vezes mais visitas no seu site, ou redes sociais, do que outras formas de criação de tráfego.
Algumas das alternativas para gerar mais tráfego estão a criação de um site para dentistas blogs, canais no YouTube, e-books, infográficos e podcasts são exemplos de recursos do marketing de conteúdo.
Por meio dessa prática, também é possível criar uma imagem com maior autoridade e credibilidade, cativando a confiança das pessoas.
Além disso, um conteúdo de alta qualidade e relevância é bem visto pelos algoritmos dos sites de busca, que vão melhorar o posicionamento do material e destacá-lo para o público.
2 – Divulgue nas redes sociais
As redes sociais são ambientes subvalorizados por muitos dentistas, pois 76% das páginas de dentistas não focam em produção de conteúdo e divulgação dos seus serviços.
Isso pode ser um problema, pois de acordo com pesquisa da Hootsuite, 62% da população brasileira acessa as redes sociais.
Esse grande número de usuários nas redes sociais pode resultar em seguidores e futuramente clientes, caso o dentista focar em conteúdo específico para essas redes.
Cada mídia social tem suas limitações e características, Por isso, produza textos e vídeos que sejam sucintos e objetivos.
Outra forma de atrair seguidores nas redes sociais é produzindo imagens. Com conteúdos curtos, você pode adicionar dicas e curiosidades sobre odontopediatria, chamando a atenção das pessoas nas redes.
Com publicação de conteúdos nas redes sociais, os seguidores vão te enxergar como uma autoridade no assunto, algo que pode ser decisivo na hora de escolher o dentista.
3 – Faça Anúncios na internet
Também conhecido como links patrocinados, os anúncios na internet são links adicionados em páginas de busca e nas redes sociais, dando mais destaque para o site.
O meio de cobrança dos anúncios é feito por cada clique, ajudando o consultório no orçamento das campanhas e também facilita o monitoramento das ações.
Caso o anúncio não dê resultados, é possível retirar o conteúdo do ar imediatamente e realizar novas campanhas de divulgação.
Além de destacar o anúncio nos buscadores e redes sociais, os links patrocinados são facilmente visualizados pelos usuários, que poderão clicar e visitar o seu site.
Esse anúncio aparecerá imediatamente, podendo gerar resultados rápidos em número de pacientes.
4 – Não descarte o marketing offline
Marketing offline é a divulgação tradicional do seu consultório: mídia impressa, rádio, TV, panfletos, outdoors, entre outros meios.
Esses anúncios ainda são eficientes para atrair pacientes e existem vários meios de divulgação.
Entre os mais eficientes estão a distribuição de panfletos próximo do consultório e anunciar a clínica em jornais de bairro.
Deixe bem claro a especialização da clínica, telefone e redes sociais, assim será possível o potencial cliente entrar em contato por telefone e nas mídias digitais, podendo ser um outro caminho para atrair pessoas.
Aumente o número de pacientes da sua clínica
Ser dono de uma clínica odontológica é um grande desafio, ainda mais voltado para a criança, devido aos desafios em atender esse público.
Isso porque, muitas crianças são inseguras quanto ao tratamento dentário, ou aplicação de aparelho invisível e resistem no primeiro momento.
Portanto, é preciso adotar estratégias de divulgação do seu negócio, produzir conteúdos específicos voltados a odontopediatria e decorar o consultório com temas agradáveis ao público infantil.
Dessa forma, ficará mais fácil atrair os pequenos pacientes e seus pais para a clínica, aumentando a carteira de clientes e se destacando no mercado de odontologia.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal