3 benefícios do marketing de conteúdo para o seu blog

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser eficiente para aumentar as vendas e a credibilidade da sua empresa.

Isso porque ele consiste na produção de conteúdos relevantes para atrair os leitores e resolver todas as suas dúvidas, pontos decisivos na jornada de compra.

Essa estratégia é amplamente utilizada no mercado B2B, estando presente em 91% das empresas do setor, segundo pesquisa da Content Marketing Institute.

uitas vezes usadas nas redes sociais, o marketing de conteúdo tem mais destaque nos blogs, pois é possível produzir conteúdos mais detalhados do assunto.

E neste conteúdo você vai entender porque a sua empresa precisa adotar o marketing de conteúdo para aumentar as suas vendas.

Como adotar marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é utilizado por boa parte das empresas brasileiras. Por esse motivo, a produção de conteúdo deve ter foco total na qualidade.

Isso porque um conteúdo de alta qualidade é bem-visto pelo público e pelos buscadores, que vão destacar o seu material e vai posicionar nas primeiras páginas.

Com um conteúdo na primeira página, seu site terá mais acessos e, consequentemente, vendas.

Mas para adotar o marketing de conteúdo você precisa de:

Planejamento detalhado

O planejamento do conteúdo deve ser feito com muitos detalhes, pois isso será fundamental para o sucesso da estratégia.

Isso porque, o planejamento é decisivo para definir o tema tratado e outros detalhes que serão adicionados dentro dos materiais produzidos.

Por exemplo, o planejamento decide a quantidade de palavras no título do texto, algo fundamental para atrair os leitores.

De acordo com pesquisa da Hubspot, títulos que tenham entre 6 a 13 palavras atraem mais usuários para o blog.

Por meio do briefing e outras informações, a companhia pode planejar toda a produção de conteúdos.

Conhecer o público

Produzir conteúdos para um público certo é um dos principais objetivos no planejamento do conteúdo.

A razão disso é que a empresa pode conhecer o seu público com mais eficiência, usando a linguagem e os temas dos seus futuros clientes.

Caso tenha dificuldades em encontrar o seu público ideal, crie uma buyer persona, personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa.

Essa persona deve ser criada com informações da renda, ocupação, local, necessidades de venda, entre outros dados.

Com essas informações, fica mais fácil a sua empresa conseguir fazer um marketing industrial eficiente com conteúdos de alto valor para o seu público.

Escolha diferentes formatos

O marketing de conteúdo permite o desenvolvimento de várias formas de materiais, como textos, e-books, vídeos e também infográficos.

Definir o tipo de conteúdo a se produzir depende primeiramente do nível de conhecimento do público em relação à sua empresa. 

Caso o leitor não conheça o seu site, produza textos e vídeos temáticos para atrair os usuários sobre os problemas e dores do seu público.

Para os leitores mais interessados no assunto, faça conteúdos em outros formatos, como e-books e whitepapers, que são mais detalhados e mostram as soluções das dos problemas.

E para os leitores com potencial de serem clientes, faça um artigo voltado a venda e os incentive a comprar a sua solução.

Maiores vantagens do marketing de conteúdo

Muito utilizado no marketing b2b, o conteúdo é fundamental para sua empresa ter resultados positivos em vendas na internet.

Isso porque um conteúdo de qualidade gera mais credibilidade e autoridade à empresa, devido ao seu público te reconhecer como um especialista no tema.

Assim, mais pessoas vão dar prioridade a sua empresa na hora de comprar um produto, ou serviço.

Além da credibilidade, o marketing de conteúdo ajuda a empresa em:

Educação do mercado

Além de enxergar a empresa como uma autoridade no assunto, o marketing de conteúdo ajuda na educação do mercado.

Dessa forma, o público terá mais conhecimento das soluções oferecidas pela sua empresa através de conteúdos bem elaborados.

Por meio da educação do mercado, sua empresa consegue mais leads (potenciais clientes) qualificados.

Melhora o relacionamento com o cliente

Essa estratégia ajuda na aproximação do cliente, graças e no relacionamento direto com o seu público.

Com a maior proximidade com o público, é possível fazer vendas mais assertivas, e também facilita a fidelização do cliente.

Além disso, os conteúdos podem ser divulgados em diferentes canais de divulgação para atrair novos clientes.

Estratégia de custo-benefício

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo eficiente e com ótimo custo-benefício para o público.

Isso porque esse método é muito mais barato que o marketing tradicional, sendo uma ótima opção para pequenas empresas e microfranquias.

Além disso, o conteúdo é direcionado ao seu público alvo, gerando melhores resultados e um menor CAC (custo de aquisição de cliente).

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados para sua empresa.

Mas, para ter sucesso com conteúdo é preciso planejar cada etapa na produção, desde o público-alvo, até os títulos dos conteúdos a serem produzidos.

Assim, é possível produzir materiais que estejam de acordo com a linguagem e temas relacionados pelos clientes.

Com um conteúdo adequado, maiores serão as chances do seu público ter interesse pela sua empresa, resultando no aumento das conversões em vendas.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.