O papel do blog em sua estratégia de marketing

Uma pequena introdução

Ao pensar em marketing e propaganda devemos pensar sempre em mix. Os resultados só virão de forma perceptível se usarmos uma estratégia de marketing somados a uma  propaganda integrada.

Ter metas e objetivos claros, identificar como atingi-los e aplicar ações de propaganda integrada vão lhe ajudar a alcançá-los.

Com a evolução da web, surgem possibilidades extras de canais de comunicação que podem agregar muito valor à sua estratégia de marketing.

Cada canal, seja on-line ou off-line, possui uma característica e função. Reservei a postagem de hoje para falar sobre o papel do BLOG em sua estratégia de marketing.

Tipos de blog

Milhares de blogs são criados diariamente, com muitas intenções. Naturalmente alguns vão ser mais interessantes para ações de marketing que outros. Conheça alguns tipos:

Blogs de nicho que se tornam referências em seus assuntos. Podem ser desde blogs temáticos como gastronomia e viagem, até blogs ainda mais específicos como o Conexão Paris, que fala apenas de uma cidade.

– Blogs de personalidades que podem ser conhecidas nacionalmente ou apenas por um nicho de público. Esses blogueiros tem muita influência sobre seus leitores.

– Blogs corporativos onde as empresas falam sobre seu mercado e produtos. São ótimos para relacionamento e instruir seus consumidores.

– Blogs pessoais onde pessoas compartilham suas ideias, pensamentos e gostos sem pretensões de serem muito famosas.

Tamanho dos blogs

Há blogs muito grandes e é bem provável que alguns tenham mais acessos que o site de sua empresa.  Isso acontece porque eles são atualizados frequentemente, tem facilidade de se relacionar com os leitores e muito conteúdo compartilhado nas redes sociais. Esta combinação faz com que um blog receba em poucos minutos mais acessos que um site corporativo durante um dia inteiro.

Para saber o tamanho de um blog você pode pedir seu Mídia Kit. Dá também para ter uma ideia olhando quantos seguidores ele tem nas redes sociais onde está presente. Ver a quantidade de comentários nas postagens mais lidas também é uma referência.

Relação com blogueiros

Hoje em dia é fundamental que sua empresa, grande ou pequena, nacional ou local, tenha um relacionamento com blogueiros influentes de seu nicho de atuação.

Fazer uma lista dos blogs mais importantes para seu segmento é uma boa estratégia, tanto para divulgar sua empresa no futuro, quanto para saber o que está acontecendo em seu segmento.

Enviar um e-mail para o blogueiro apresentando-se e colocando-se à disposição caso ele precise de algo que sua empresa possa oferecer é um grande começo de uma relação. Aqui vale muito o network, mas não aquele cheio de interesses só para tirar proveito (blogueiros não gostam nem um pouco disso). Seja coerente e não interesseiro.

Minha dica é começar o relacionamento oferecendo algo, apresentando a empresa, mas nunca pedindo coisas. O network que dá certo deve ser construído com base na oferta e em parceria e nunca em interesses unilaterais.

Lembre-se que parceria é quando ambos os lados ganham.

Manter o contato e enviar informações de sua empresa ou mesmo do segmento que podem interessar ao blogueiro também é uma ótima forma de relacionamento. Por exemplo: se você tem um restaurante e participou de um evento de gastronomia, pode perguntar para sua rede de blogueiros do segmento se eles também foram e se gostariam de algumas fotos ou informações do evento para uma postagem.

O valor de um blog

Há blogueiros que escrevem por hobby e outros por profissão (sim, muitos vivem exclusivamente de seus blogs). Nos dois casos eles investem muito tempo, profissionalismo e dinheiro para manter seu blog.

Um bom artigo leva bastante tempo para ser escrito e revisado. Também é preciso muita dedicação para selecionar ou produzir boas fotos para ilustrar o artigo. Por fim, postar e divulgar o artigo é um longo e braçal trabalho. É preciso mandá-lo para os amigos, postar em todas as redes sociais, grupos, etc. São boas horas de trabalho apenas nisso.

Há também os custos em manter um blog e ir atrás das informações. Um blogueiro de viagem precisa comprar as passagens. Um blogueiro de gastronomia precisa testar ingredientes e restaurantes e assim por diante. Sem falar na manutenção de servidores, computadores, hospedagem, etc.

É importante ter consciência que manter um blog de qualidade dá muito trabalho e para um bom relacionamento com blogueiros é preciso valorizar este trabalho.

Vantagens de ter sua marca divulgada em um blog

Ter sua marca divulgada em um blog trás uma série de benefícios e impacta em várias de suas estratégias de marketing. Isso é muito positivo.

Branding

Quanto mais sua marca aparecer, mais será lembrada. E não adianta aparecer uma ou duas vezes, é preciso aparecer SEMPRE, quanto mais, melhor. Hoje em dia, com as verbas de marketing cada vez mais curtas, não queremos investir em branding  por acharmos que não trás resultados imediatos. Porém, esquecemos que resultados não são imediatos, precisam ser construídos. E investir em boas estratégias de branding vão ajudar sua marca a ter mais resultados em qualquer outra ação de propaganda que ela fizer.

SEO

Sabemos que o Google está qualificando cada vez mais os links externos que seu site recebe. Troca de links, links em comentários, etc. não tem mais valor, pelo contrário, podem até prejudicar seu site. Porém, um link para seu site em um artigo de qualidade, bem escrito, em um domínio com boa reputação será uma vantagem extra em sua estratégia de SEO.

Divulgação

Como falei acima, tem blogs com mais visitas que muitos sites de empresas conhecidas. Assim, um artigo em um blog grande vai levar muitos cliques para seu site, o que é de grande valor.  Um clique em Adwords ou Facebook Ads custa, em média, R$1,00. Para ter 100 cliques pagos você gastará em média R$100,00.

100 cliques é pouco? Pode ser, mas é bem custoso se conseguir 100 cliques para um site em um ambiente cheio de informações e concorrência como a internet.

Um blog pequeno também terá valor ao levar cliques para seu site. Mais vale meia dúzia de cliques qualificados que 100 desqualificados.

Cliques qualificados

Cliques qualificados são como barras de ouro, valem mais que dinheiro 😛

De nada adianta ter milhões de cliques e não ter conversão (já falei sobre conversão em outra postagem).

A vantagem dos blogs é que você vai selecionar os melhores blogs de seu nicho de atuação, e fazendo ações com esses blogueiros, a tendência de ter cliques qualificados é muito maior.

CASE: fiz uma ação em meu blog cuja taxa de conversão foi de 80%. O anunciante me perguntou que mágica eu tinha feito para ter uma taxa tão acima da média. Não foi nenhuma mágica, acontece que o serviço que eles anunciavam era de muito interesse para meus leitores, ou seja, o público alvo era super qualificado e era certo que teríamos resultados.

Endosso de blogueiro

Um dos apelos mais antigos da propaganda é o endosso. Ele acontece quando alguém com autoridade em determinado assunto dá seu aval sobre um produto, serviço ou acontecimento. Por muito tempo o endosso foi dado por artistas, profissionais (médicos, engenheiros, professores) ou categorias (estudantes, donas de casa). Hoje o blogueiro acaba fazendo parte deste grupo capaz de endossar um produto seja por ser uma personalidade famosa ou por ser um especialista em seu nicho de atuação.

Indicação e formação de opinião

Sabemos que a indicação e opinião de pessoas próximas a nós são fortes incentivadores no processo de decisão de compra. Antes de comprarmos algo temos a tendência de perguntar para alguém que já tenha o produto ou que saiba mais sobre ele que nós.

Além da família e amigos próximos, os contatos virtuais (amigos, conhecidos) também são fontes de informações importantes para nossa decisão. O blogueiro entra nesta onda e torna-se um amigo que pode passar informações de qualidade sobre produtos ou serviços, principalmente quando é especialista em um nicho.

CASE: a primeira coisa que faço quando decido ir viajar é ver o que o Ricardo Freire (Viaje na Viagem) fala sobre meu destino e procurar passagens em promoção no Melhores Destinos.

Ações integradas

Já faz tempo que se fala em propaganda integrada onde vários canais vão ser orquestrados para trazer resultados positivos para sua empresa. O blog vai ser sempre um aliado. Inclusive oferecendo soluções que não seriam possíveis em outros casos.

CASE: Uma empresa tem um site onde publica o passo a passo do uso de seus produtos. Porém o site é pouco amigável e, a curto prazo, não irão poder melhorá-lo. Promover uma parceria com blogs do seu segmento e divulgar os passo a passo neles é uma ótima solução pois vai resolver um problema que a empresa sozinha não teria como fazer, com um investimento muito menor do que fazer um site novo.

Custo/Benefício

Reserve parte de sua verba de marketing para fazer ações pagas com blogueiros. Se você fizer um trabalho bem feito, com estratégia, ele lhe trará resultados e poderá ter tanto ou mais benefícios que outras formas de mídia.

Geralmente o custo de ações com blog são proporcionais à sua audiência, então você poderá ter bons resultados investindo bem menos do que em outras mídias.

Como ter resultados

Briefing e estratégia

Como tudo na vida, não adianta delegar o sucesso de sua ação ao blog, pois por melhor que ele seja, quem conhece a fundo seu negócio é você. Assim, enviar um briefing qualificado e investir tempo e equipe planejando as ações será parte fundamental do sucesso.

Objetivos

Ter objetivos ao planejar a ação é fundamental para ter sucesso. Saber o que quer conquistar vai dar chances de você ter resultados positivos, ainda mais em um mundo competitivo como o nosso.

Os objetivos de marketing precisam ser claros e divididos. Escolha com base neles o canal mais adequado para divulgação e pense em ações com base no objetivo e no canal escolhido. Assim você terá muito sucesso.

Mensuração

Tendo objetivos, veja como você irá mensurá-los, para saber se foram atingidos. Isso é fundamental para saber onde colocar sua verba e melhorar seu desempenho.  Sem mensurações você nunca saberá se está investindo certo.

Inove e arrisque-se

Inovação é importante e arriscar faz parte da evolução.

Muitas empresas seguem fazendo a mesma coisa sempre por medo de arriscar algo novo e dar errado. Porém, buscar alternativas diferentes e criativas é fundamental. O consumidor está cansado de velhas formas e elas não dão o mesmo resultado que há 20 anos atrás. O que convencia no passado não convence mais e ficar estagnado é um risco tremendo que pode custar a saúde de sua empresa. Inserção digital hoje é sobrevivência. Há uma máxima famosa que diz que se sua empresa não aparece no Google ela não existe. Isso já é passado. Se sua empresa não aparece no Google, no Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Twitter, etc, ela vai deixar de existir e você está perdendo receita.

Não espere resultados mágicos

“Ah, mas eu fiz um vídeo no You Tube e não gerou nenhuma venda.”

Vídeo avulso não gera venda, é preciso que seu vídeo seja estratégico e responda a um objetivo. É preciso que o trabalho seja continuado e que os canais sejam integrados, um ajudando o outro.

Já dizia minha avó: “Uma  Andorinha não faz verão!” Um canal também não faz conversão, os resultados estão na forma de orquestrar estes canais para que respondam aos seus objetivos de marketing.

Conclusão

Depois de muito falar,  um resuminho:

7 motivos para investir em blogs

  1. Blogs são um potencial latente para sua estratégia de marketing;
  2. Blogs vão lhe dar resultados constantes e crescentes;
  3. Uma única ação em blog pode repercutir em branding, SEO, cliques qualificados, endosso, relacionamento com cliente e vendas;
  4. Há blogs tão ou mais profissionais que muitos jornais e revistas;
  5. Há blogueiros muito mais respeitados e influentes que alguns artistas;
  6. O custo de investimento é menor (menor não significa que não tem custo);
  7. Há problemas de marketing que só serão solucionados com ações em blogs;

7 ações para começar sua estratégia agora mesmo

  1. Pesquise os blogs mais relevantes de seu segmento;
  2. Comece já a construir um relacionamento com blogueiros;
  3. Ofereça conteúdo de qualidade e sugestões de pauta para alguns blogs (priorize o conteúdo de qualidade, não sua marca. Sugestão de pauta é diferente de matérias pagas);
  4. Identifique alguns problemas de marketing e metas que quer atingir;
  5. Pense como um blog poderia ajudá-lo a atingir ou colaborar com uma destas metas;
  6. Sugira parcerias aos blogs com ações onde todos ganham (sua marca e o blog);
  7. Ofereça brindes (qualificados) para o blogueiro sortear entre seus leitores;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.