Plataforma de E-commerce, como escolher a sua.

Quando começamos a atender clientes que possuem loja virtual, logo começam a surgir cabelos brancos com a deficiência das plataformas de e-commerce que encontramos.

Claro que nem todos os empreendedores tem condições de contratar as mais tops das plataformas de e-commerce, pois elas possuem um custo bastante elevado para quem está começando. Porém, existem alguns pontos que devem ser observados e não podem faltar em sua loja virtual, lembre-se que tem muito mais por trás de uma página de produto bonita.

Plataforma de E-commerce: pense em mensurações

Como trabalho com marketing e marketing é desempenho, o primeiro ponto que levanto são as mensurações.  Uma boa plataforma de e-commerce precisa oferecer muito mais dados de mensurações que relatórios de vendas e pedidos. Ela precisa ter integração completa com as principais ferramentas de métricas do mercado pois são elas que vão lhe dar dados da navegação e do comportamento do cliente quando ele acessa o seu site. Digamos que o as plataformas de e-commerce vão lhe dar dados de quem comprou seu produto ou de quantas pessoas visitaram seu site. Mas você precisa muito mais que isso, você precisa saber detalhes da navegação de cada pessoa dentro de seu site, assim poderá identificar melhorias e problemas que podem lhe custar muita receita se não forem solucionados.

Existem várias opções de ferramentas de métricas. A mais conhecida é o Google Analytics, mas há algumas mais avançadas e algumas que permitem análises extras como as que fazem mapa de calor de sua página.

Importância do Google Analytics na plataforma de e-commerce

Google Analytics

É a ferramenta mais conhecida e mais utilizada pelos novos empreendedores por ser bastante completa e gratuita. Além de ter integração com todos os serviços do Google, o que é muito bom. Esta ferramenta lhe dará dados sobre a qualidade de suas visita e vai lhe ajudar a identificar quais os melhores canais para anunciar ou divulgar sua loja.

Módulo e-commerce do Google Analytics

Este ponto é bem importante, pois algumas plataforma de e-commerce só oferecem suporte ao código simplificado do Google Analytics. Porém para uma loja virtual é fundamental que o módulo E-commerce do Google Analytics funcione com precisão.

Trata-se de um código avançado que vai lhe dar dados sobre as compras no seu site, com quantidade de itens, data da compra, valor e origem. Assim você poderá identificar se aquele banner que você comprou em um blog está ou não dando resultado ou se suas campanhas estão gerando vendas.

Cuidado, antes de contratar a plataforma de e-commerce, questione se o GA com módulo de e-commerce identifica a origem das suas reservas. Só assim você saberá que uma compra veio de um link no Facebook ou de sua campanha de Adwords. Esta informação vai ser fundamental para melhorar o desempenho de sua loja.

Integrações serviços Google

O Google é líder então quanto mais suas plataforma de e-commerce for amigável com seus recursos, melhor será o desempenho de sua loja e melhor seu aproveitamento do investimento para divulgá-la.

Código de Remarketing

É um código que precisa ser colocado em todas as páginas de seu site. Ele serve para que você possa mostrar anúncios gráficos para quem visitou seu site e não efetivou compra. É um dos melhores recursos para resgatar carrinhos abandonados e tem as melhores taxas de conversão das campanhas de rede de display. Uma excelente alternativa de divulgação e vendas.

Código de Remarketing dinâmico

É um avanço do código de remarketing com maior potencial de conversão pois este recurso tem a mesma característica da campanha de remarketing porém insere ofertas em seus anúncios. Assim se o cliente foi comprar um Iphone e desistiu da compra, o anúncio de remarketing dinâmico vai mostrar suas ofertas de Iphone no anúncio. Um potencial de conversão bem maior que o anterior.

Código de conversão do Adwords

São códigos que são inseridos em páginas especiais de seu site, como a de finalização de compra ou cadastro em newsletter. São tags fundamentais para que seu gestor de campanha Adwords possa potencializar conversões. Só se melhora o desempenho da campanha Adwords se souber exatamente quais palavras estão vendendo.

Detalhe, vincule sua conta Adwords com seu Google Analytics e terá boas informações de conversão de sua campanha, porém usar o código de conversão do Adwords vai complementar suas análises.

Feed do Merchant Center / Google Shopping

Outro recurso fundamental para quem quer vender on-line que precisa ter suporte da plataforma de e-commerce. Este recurso vai permitir que seus produtos com preços apareçam nos resultados co Google Shopping, uma espécie de Buscapé do Google. A principal vantagem é que você pode anunciar via Adwords produtos no Google Shopping, o que dá resultados surpreendentes.

Webmaster tools

É um recurso para estratégias de SEO, mas que lhe ajudam em várias análises. Sua plataforma de e-commerce precisa permitir que seu ID do Webmaster Tools seja inserido na plataforma.

Recursos extras de mensurações

Algumas vezes precisamos instalar outras ferramentas como as que fazem mapa de calor de seu site. É importante que sua plataforma dê suporte a elas.

Integrações com comparadores de preços

Os comparadores de preço são de extrema importância para lojas virtuais, portanto sua plataforma deve permitir que seus produtos sejam publicados nos principais comparadores de forma rápida e fácil. Confira isto antes de escolher a plataforma.

Formas de pagamento na plataforma de e-commerce

As formas de pagamento são de extrema importância para você não perder vendas. O principal problema do e-commerce é o abandono do carrinho. Então você deve fazer qualquer coisa para que seu cliente não desista de comprar de você.

As opções de pagamento clássicas não podem faltar: cartões, boleto, depósito, pag-seguro, paypal, bcash são importantes. As condições devem acompanhar, afinal as grandes lojas oferecem ótimas condições. Portanto dê bastante atenção a isto.

Usabilidade

A usabilidade é fundamental tanto no site em si, quanto na área de gestão do site.

Seu cliente precisa conseguir pesquisar, escolher os produtos, ver informações e comprar de forma fácil e rápida.

E você deve focar sua energia em comprar produtos  e enviá-los aos clientes, não em gerenciar e cadastrar seus produtos no site. A plataforma de e-commerce precisa ser fácil de usar, você não pode perder tempo aprendendo a usar ela, seu tempo deve ser focado em vender mais. Quanto mais usabilidade seu admin tiver, mais tempo terás para vender.

Botão Comprar

É fundamental que o botão comprar não fique escondido no seu site, as pessoas precisam encontrá-lo para poder comprar. parece básico, mas ainda hoje vemos sites onde o botão fica escondido.

SEO on-page

Tem pontos básicos de SEO que devem ser respeitados pelas plataformas de e-commerce. Title, description, title em imagens, geo-localização, heading tags são pontos importantes não apenas para que seu site apareça no Google, mas para que apareça com as palavras certas. Bom para você e bom para seu cliente.

Tutoriais

Uma plataforma de e-commerce é bastante complexa. Além do que falei aqui, ainda tem vários recursos de gestão de clientes, segurança, etc que são fundamentais. Portanto, você precisará dedicar um tempo para aprender a usá-la. O fato de uma plataforma ter usabilidade não significa que você não precisará aprender a usar. A diferença é que a usabilidade deixará o ambiente mais intuitivo, o que nos faz encontrar os recursos mais facilmente.  Disponibilizar tutoriais para que você consiga personalizar sua loja e até instalar de forma correta os recursos que precisa é uma forma de ver se sua plataforma tem esta preocupação.

Conclusão

Tentei levantar alguns pontos para que você se atente antes de escolher a plataforma de e-commerce perfeita para você. Lembre-se que uma economia no preço da plataforma pode causar prejuízos para sua loja e a impedir de crescer. Não faça esta escolha com base no preço.

Loja virtual também precisa de plano de negócios e cálculo de viabilidade econômica. Administrar um e-commerce é tão desafiador quanto administrar uma loja física. Já falei sobre isso no post O Mito do e-commerce.

E a escolha da plataforma certa pode determinar seu sucesso. Parte por que é o principal suporte para que seus clientes comprem de você, segundo porque trocar de plataforma te trará um custo muito grande, tanto em tempo para cadastrar os produtos na nova plataforma, quanto perdas de indexação dentro dos pontos de SEO. Nenhuma plataforma vai te dar suporte para que você migre com facilidade para um concorrente. É melhor pesquisar bem antes do que ter que fechar as portas para migrar de plataforma depois de ter sua loja aberta.

Bem, estas são minhas dicas para que sua escolha seja bem feita. Caso tenha interesse, posso lhe oferecer uma consultoria na escolha da plataforma para sua loja virtual e até para a criação de seu plano de negócios, para isso, entre em contato e solicite um orçamento.

 

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