Muitas pessoas me perguntam se Adwords dá resultado. Eu sempre penso um pouco e respondo que, na minha opinião, é o canal que tem melhor custo/benefício quando falamos em mídia. Porém, para dar resultado, temos que falar a mesma língua da ferramenta. Caso contrário o dinheiro vai pelo ralo, de sua conta direto para a conta do Google, sem agregar valor ao camarote seu negócio.
De tando pensar nisso e buscar a melhor forma de explicar o “mundo mágico do Adwords” me surgiu um modelo simplificado baseado em três pilares.
Três Pilares do Resultado em Adwords
Quanto melhor você for nestes três pilares, melhor seus resultados.
Primeiro pilar: Site
Gente, não adianta o melhor gestor de campanha, a melhor agência, os melhores tudo se seu site não for bom. O site é a casa do seu serviço, é sua loja (mesmo que seja um site institucional).
O site precisa ser bonito. Então contrate um bom designer, pague o valor merecido e encante seu clientes na primeira visita.
O site precisa de usabilidade. Estude a melhor plataforma, a melhor cor dos botões, etc. Pense em seu cliente e não o deixe sem saber onde clicar dentro do site.
E por favor, elimine telas de erro, é muito feio.
O site precisa de Arquitetura de Informação. Combinando com a usabilidade, as informações precisam existir, serem encontradas e falar a linguagem do cliente. A estrutura do conteúdo do seu site precisa ser estratégica.
O site precisa mensurar. É sua loja, sua empresa, você precisa saber o que está acontecendo. Os profissionais que trabalham para você não são mágicos, eles precisam de dados para tomar decisões, então é importante você pensar em quais são as metas do seu negócio, o que é importante para você, e mensurar tudo isso.
Precisa ser caro? Não, não precisa ser caro, precisa ter qualidade.
Com certeza você precisará investir. Raramente uma coisa boa é grátis. Você precisa pesquisar, se informar e encontrar bons profissionais por preços justo (justo não é de graça).
Não deu para investir em tudo? Escolha uma boa plataforma (veja: dicas para escolher a plataforma de e-commerce). Tem plataformas boas que custam o mesmo preço das ruins, é só se informar e pesquisar.
Use um bom layout padrão, deixe para investir em um personalizado mais tarde. O problema não é ser padrão, é ser feio.
Se for um site institucional, contrate um fotógrafo que faça boas fotos da sua empresa, elas vão servir para o site e para outras coisas também. É um bom investimento. Outra opção é comprar fotos pagas do banco de imagens, não é caro e qualifica o site.
É e-commerce e você mesmo que faz as fotos? Ok, não é problema, novos empreendedores precisam se virar mesmo. Mas se este for o seu caso, invista em uma boa câmera, faça um mini estúdio (dá para fazer mini estúdios alternativos com ótimo custo/benefício) e estude um pouco de fotografia. Boas fotos são fundamentais para vender pela internet.
Segundo pilar: Produto
Além de um site bem feito, seu produto precisa de sua atenção. Então conhecer os benefícios e diferenciais e o que agrega valor ao seu negócio é fundamental.
Todo aquele estudo que se faz para vender offline é importantes no mundo virtual também. Quanto mais você tiver uma identidade para seu produto, serviço ou loja, melhor o desempenho online.
Posicionamento, benefícios, diferenciais, estratégia de preço, imagem de marca, branding. Sim, você precisa de tudo isso. Se não tem, é bom ir construindo aos poucos.
Seu produto não precisa ser o melhor, o mais inovador, o mais barato. Se você souber a identidade dele, por que as pessoas o compram, será uma grande alavanca para seus negócios.
Terceiro pilar: finalmente a Campanha Adwords
Os dois primeiros pilares estão bem resolvidos?
Agora foca na campanha e nos resultados em adwords!
É preciso uma boa campanha também, afinal, Adwords não faz mágica. É preciso, como em qualquer mídia, conhecê-lo, traçar objetivos e, com base neles, criar a campanha.
É preciso analisar os resultados e otimizar constantemente a campanha, procurar por novas oportunidades, avaliar o desempenho de cada palavra, cada anúncio. Entender o que vende para buscar vender mais.
Por isso que neste caso também é importante contratar um profissional para gerenciar a campanha de Adwords. Assim, você investe seu tempo na gestão do negócio e deixa o profissional cuidar das suas palavras-chave. É melhor para todo mundo.
Resultado em Adwords
Construindo com segurança estes três pilares, com certeza seu negócio vai prosperar.
Lembre que não precisa ser de um dia para o outro, não precisa ser tudo junto, mas é fundamental que você vá buscando qualificar, melhorar constantemente e buscar oportunidades.
É importante saber priorizar e investir mais no que é mais importante. Porém isso é assunto para outro post. Espero ter agregado valor ao conhecimento de vocês.
Interessante as orientações, como disse a Berti, “excelente! conciso, intenso” o artigo.
Sugiro, caso entenda conveniente, detalhar mais um pouco, principalmente a fase III.
Parabéns.
Excelente! Conciso, intenso.