Quando decidimos usar anúncios gráficos em uma campanha de Adwords precisamos pensar bem na estratégia da campanha para enviar um briefing adequado para o diretor de arte. Este briefing tem que partir do gestor da campanha Adwords e deve ser planejado com todo o cuidado do mundo.
Como qualquer coisa, se não tiver objetivo e estratégia, os resultados não serão bons. Ainda mais no cenário online atual, de fortes competidores e já bastante avançado. Foi se o tempo que era só anunciar para vender. Hoje a briga está grande.
E mesmo que você tenha o melhor DA do mundo, ele não conseguirá fazer um bom trabalho sem um bom briefing.
Lembre que seu briefing precisa especificar estratégias e não as cores que o DA deve usar. Aprenda a dividir bem qual a sua parte no trabalho e qual a parte do DA. Trabalhe para unir sua experiência em gestão de Adwords com a experiência em design do DA, pois isso que vai agregar ao cliente.
Criação de Anúncios Gráficos | Estratégia
A primeira coisa que você deve pensar é no objetivo desta campanha. É ele que vai determinar o conteúdo de seu banner.
Avalie onde ele será exibido, qual o público que você pretende atingir. Isso dará subsídios para o conteúdo do banner.
Se o banner é para um canal específico, você pode fazer um trocadilho, criar uma relação do banner com o canal. Se é uma campanha de remarketing você está falando com um público bem específico, é perda de tempo colocar uma chamada qualquer.
Responda as perguntas:
- onde vou mostrar meus anúncios gráficos?
- quem estará vendo?
- em que circunstância?
- o que quero que esta pessoa faça em relação ao meu site?
- o que preciso dizer para que elas executem o que planejo?
Dica: Muitas vezes a programação visual da campanha já está pronta, pois trata-se de uma campanha de múltiplas mídias que você deverá inserir na campanha de Adwords também. Mesmo assim avalie minuciosamente os banners, para ver se não há algum detalhe que deverá ser alterado para melhorar o desempenho.
Criação de Anúncios Gráficos | Política do Google
Leia as políticas de anúncios gráficos do Google. Leia todos os detalhes e faça o DA ler. Se as políticas não forem seguidas, os banners não serão aprovados e atrasará sua campanha. O Google leva até 5 dias para aprovar anúncios gráficos. Fique atento aos prazos.
Preste atenção no tempo da animação e no tamanho do arquivo.
Também precisa cuidar da clicktag para anúncios em flash. Isso sempre dá erro. Ao contrário dos outros banners, para Adwords a URL de destino não pode ser colocada no arquivo. Ela é digitada no Adwords, por isso tem que fazer bem direitinho como o Google explica nas políticas.
Criação de Anúncios Gráficos | Formatos
Aqui você vê os principais formatos de anúncios gráficos.
O segredo para escolher os formatos é a quantidade de espaços que eles oportunizarão. Se seu banner tem um formato que poucos publishers disponibilizam, ele vai aparecer pouco e você terá que dar um lance maior para aparecer.
Para o publisher, quanto maior o banner, mais desempenho. Então há uma tendência de que os maiores formatos tenham mais possibilidade de impressões.
Eu recomendo principalmente estes dois quadrados. São bons de criar as peças e tem muita visibilidade.
- 300×250
- 336×280
Depois os maiores são estes dois:
- 728×90
- 160×600
O horizontal é melhor pois provavelmente será visualizado inteiro na tela. O vertical pode ficar no meio da dobra, o que é ruim.
Por fim estes dois:
- 468×60
- 250×250
Minha ordem preferencial é:
- 300×250
- 336×280
- 728×90
- 468×60
- 250×250
- 160×600
Quanto mais formatos, melhor para a campanha. Porém se sua verba for restrita opte por 4 formatos. O mínimo que recomendo são 2.
Criação de Anúncios Gráficos | Detalhes que fazem a diferença
Anúncios gráficos devem ser animados
Acho fundamental a animação para que o banner chame atenção. Um banner estático passará desapercebido. O movimento que chama a atenção.
Anúncios gráficos devem ter o logo em todos os frames
Acho fundamental ter o logo em todos os frames. Não é TV que a pessoa está sentada na frente assistindo todo o comercial. A pessoa estará num site, lendo algum artigo. Ela estará fazendo qualquer coisa menos olhando o seu banner. Fora sua mãe, ninguém entra num site para assistir a publicidade. Então o banner pode chamar atenção em qualquer frame, ou apenas em um frame. E é neste momento que você precisa garantir seu branding. Então, já que você tem pouco tempo, coloque o logo sempre.
Anúncios gráficos cuidados no último frame
No Google a animação é limitada, não pode ter loop infinito. Então o consumidor ficará exposto a maior parte do tempo ao último frame.
O último frame deve ter:
- logo
- botão click to action (com uma chamada imperativa)
- a principal informação que você quer passar (70%OFF)
Para testar a efetividade, imagine o último frame no meio de uma página de um portal de conteúdo. Ele resume sua mensagem? Se sim, está ótimo.
Anúncios gráficos animando o último frame
O tempo máximo do banner do Google tem 30s. Se sua animação durar 15s. Crie uma animação que complete os 30s no último frame.
Pode ser um brilho discreto no botão. Ou um movimento leve no fundo.
Não precisa ser apelativo e chamativo, pode ser discreto. É importante que você aproveite o máximo do tempo de animação que dispõe. É ela que vai chamar a atenção do leitor para o seu anúncio.
Anúncios gráficos repetição
Faça uma animação curta, de 12s. Aí, repita a animação, você terá 24s e duas exibições. Sobrará 6s restantes, faça com eles a animação do último frame. Assim você passa a mensagem e aproveita ao máximo os movimentos.
Criação de Anúncios Gráficos | Conteúdo
Lembre-se que no banner você não vai conseguir explicar a promoção inteira. Não é como um anúncio de revista, jornal que tem muito espaço.
Todos os banners são pequenos. São poucos pixels, é pouco tempo, é pouco tudo. Então resuma ao máximo. O anúncio de Adwords tem só 75 caracteres? Então, o banner é o mesmo princípio. RESUMA!
Pense que a única função do banner é fazer o cara clicar e ir para o site. Você vai chamar atenção com o banner. O papel de explicar a promoção, de mostrar o produto, de citar todos os benefícios será da página de destino. Foque em chamar a atenção para que o clique aconteça. Não tente fazer tudo que não vai funcionar.
Criação de Anúncios Gráficos | Página de Destino
Não preciso dizer que ela é fundamental né? Gente, quem vende é a página de destino. Então se ela não for boa, esqueça. Sua campanha não vai dar certo.
Criação de Anúncios Gráficos | Produto e Preço
Se você estiver falando de varejo, vale colocar o produto no banner pois a concorrência é muito grande. As vitrines tem bom desempenho.
O preço, apenas se for preço bom. Se não, coloque o percentual do desconto ou que tem promoção. Cuidado para manter o preço atualizado nos banners. (Detalhe, se seu produto for de luxo, o preço pode ajudar a segmentar e evitar cliques de quem não vai comprar. Neste caso preço alto pode qualificar os cliques).
O famoso DE: X POR: -X também chama atenção.
Nestes casos, dá para se basear nas infos de mídia offline que já existe há muito tempo e está bem desenvolvida em termos de conteúdo que vende.
Se não é varejo, não precisa usar a foto do produto. O cara que vai comprar banho de tungstênio não precisa ver o tungstênio. Ou se você vende balanças, não necessariamente tem que colocar uma balança no banner. Foque na mensagem.
Bem, são essas as minhas dicas e critérios que uso quando vou fazer o briefing de um anúncio gráfico. Espero que seja útil para vocês.
Olá Lígia, tudo bem?
Ótimas recomendações, obrigado por compartilhar. Tenho só uma pergunta: você acredita que algum formato de arquivo pode ter melhor desempenho do que outro, ou seja, qual destes considera melhor: HTML5, Flash ou GIF?
Até mais!
Oi Fernando,
Acho que o formato não impacta. O resultado depende muito mais do conteúdo.
Um banner animado chama mais atenção, então um gif ou flash terá mais resultado que um jpg.
Agora um jpg com uma mensagem adequada vai funcionar melhor que um banner animado com a mensagem errada.
Acho q isso é o fundamental. Desculpe a demora na resposta.