Entenda por que a quantidade de cliques no Adwords é diferente das visitas de campanhas no Google Analytics?
Uma dúvida comum aos clientes que começam campanhas de Adwords e acompanham os resultados no Google Analytics é por que o número de cliques no Adwords é sempre diferente no número de visitas da campanha de Links Patrocinados.
Essa diferença é comum e acontece porque o Adwords não mensura dados de navegação. Podemos simplificar dizendo que o trabalho do Adwords termina quando o clique acontece (embora existam outras mensurações importantes que a ferramenta consegue fazer depois disso, mas deixa isso para depois).
Acontece que depois do clique muita coisa pode acontecer. Lembre que quem clica é uma pessoa e que ela pode fechar o navegador ou desistir de ver o seu site antes mesmo de ele carregar completamente (sim, pessoas são insensíveis). Ela também pode clicar mais de uma vez no seu anúncio. Por que alguém faria isso? É um comportamento comum quando a pessoa está comparando preços. Quando isso acontece você terá vários cliques, mas terá apenas 1 visita.
O Google Analytics também tem suas regras para qualificar seus dados. De nada adianta você ter um número gigante de visitas se ele não corresponde com a realidade, por isso é preciso qualificar essa informação.
Alguns motivos para o número de visitas serem diferente do número de cliques em Adwords.
– As visitas do Google Analytics são contabilizadas por sessão. E cada sessão dura 30min. Então se uma pessoa entra várias vezes no seu site no intervalo de 30min, será contabilizada apenas uma visita.
– Uma pessoa pode clicar várias vezes no seu anúncio em uma mesma sessão, assim teremos vários cliques mas uma só visita.
– Uma pessoa pode clicar no seu anúncio uma só vez. E acessar seu site várias vezes em sessões diferentes. Assim você pagará 1 clique mas terá várias visitas.
– Se o clique acontece mas a página não é totalmente carregada (a pessoa pode “parar”o carregamento, pode ver que seu site não era o que ela queria e entrar em outro, voltar para a página de busca, etc). Nestes casos, contabiliza clique, mas não contabiliza visita.
– a pessoa pode clicar no botão refresh o que não deixará a visita ser contabilizada.
Como minimizar a discrepância?
Não temos como eliminar a diferença entre cliques e visitas, mas algumas ações podem reduzi-las. Fiquem atentos, pois esta diferença é natural, mas não é natura que ela seja muito grande. Por experiência, uma variação normal pode ir até 30%.
– Integre sua conta Adwords com seu Google Analytics, além de facilitar a visualização dos dados você terá mais informações para qualificar sua campanha.
– Escolha bem suas palavras-chave, não deixe margem para o consumidor confundir seu anúncio com outro produto ou outra marca. Se o consumidor se confundir, ele vai clicar mas vai desistir de ler sua página, então você não será eficiente.
– Prepare com cuidado o texto do anúncio. Ele tem que deixar bem claro o que você está oferecendo. Não deixe margem para dúvidas.
– Revise os códigos instalados no seu site.
– Revise as páginas de seu site para ver se está tudo funcionando direitinho, principalmente as que você está usando como página de destino de suas campanhas. Veja se elas estão carregando direitinho, se não está demorando muito, se elas têm o código do GA e se funcionam nos navegadores mais usados.
Aproveite estas informações, verifique como está a diferença entre cliques e visitas de sua campanha e já tome as medidas necessárias para melhorar seu desempenho!
Dica: Nesta página o Google escplica vários motivos para diferenças entre Adwords e Google Analytics, vale conferir.
2 pensou em “Adwords: Número de Cliques X Visitas no Google Analytics”