Cansei de ficar procurando o PAP (passo a passo) de como vincular Adwords com Google Analytics sempre que precisava e resolvi fazer meu próprio tutorial.
Essa vinculação é bem simples, mas como não é um processo que fazemos todos os dias, acaba que toda vez que precisamos, temos que ficar procurando como fazer.
É um negócio meio engraçado também, porque os botões parecem desaparecer toda vez que você vai fazer a vinculação do Adwords com Google Analytics. Daí você pega o tutorial e os botões aparecem… será que isso só acontece comigo?
Então, vamos ao Tutorial:
Como vincular Adwords com Google Analytics
Primeiro: Tenha certeza que o seu e-mail de login é administrador tanto da conta Adwords quando da conta de Google Analytics, caso contrário você não conseguirá fazer a vinculação. Vamos lá!
1 – Faça login normalmente na conta Adwords;
2 – No menu verde escuro, vá em Ferramentas e Análises ou Tools and Analysis e clique em Google Analytics;
3 – Na esquerda, abaixo do menu verde, clique em Administrador ou Admin;
No próximo passo é importante que você esteja no nível da conta e não de algum perfil de GA. Dependendo de como você fez seu último acesso isso pode variar. Acima de onde diz Administração de conta tem um caminho de links. Clique no primeiro, que é o nível onde aparecerá todas as suas contas de Google Analytics.
4 – Clique então na conta que desejas vincular;
5 – Clique em Origem de Dados ou Data Sources;
6 – Veja que tem duas guias, Adwords e Adsense. Clique em Adwords. E em seguida clique em Vincular contas ou Link Accounts;
7 – Selecione o perfil que desejas vincular. Aqui você estará selecionando o perfil de GA que vai ser vinculado a conta Adwords. Detalhe, se o perfil desejado não estiver aparecendo é porque você não é o administrador do perfil. Faça a alteração e tente novamente. Caso você tenha vários perfis de Google Analytics para este site, pode selecionar vários, assim os dados da campanha aparecerão em todos.
8 – Pronto, é só clicar em continuar e esperar. Você vai receber um e-mail de confirmação de vinculação. Não precisa respondê-lo, trata-se apenas de um alerta. Os dados podem levar até 48h para começarem a aparecer, mas geralmente é bem menos.
Para começar a analisar dados, considere o dia seguinte ao que fizestes a vinculação. Assim terás dados completos.
Outro detalhe importante é teres consciência de que existem diferenças entre dados Adwords e Dados de Google Analytics, já escrevi um artigo sobre isso. Dê uma lida.
No e-mail que o Google envia, sobre esta vinculação também há um link sobre essas diferenças, veja também: diferenças entre Adwords e Google Analytics
1 pensou em “Como vincular Adwords com Google Analytics – Tutorial”