Nesta manhã assisti o Google Partners Connect, um evento promovido pelo Google para agências parceiras. Foram 1h e 30min onde a Inês Cavaco, gerente de vendas e novos negócios, e a Gleidys Salvanha, diretora de desenvolvimento de agências, ambas do Google Brasil, apresentaram dados do cenário da web, as vantagens dos serviços Google para empreendedores e ainda um pouco sobre a importância e o papel das agências profissionais na gestão de investimento online.
Separei algumas partes que achei bem interessante para compartilhar com quem não participou do evento. Confira!
Google Partners Connect
Novembro de 2014
O evento foi uma boa pincelada do cenário atual da internet, direcionado para aqueles empreendedores que ainda tem dúvidas se esta história de marketing digital realmente funciona.
Esta pode parecer uma dúvida estranha para quem já se inseriu no mundo online. Porém, alguns empreendedores ainda não estão tão integrados a este cenário e é de fundamental importância levar informações para que conheçam e sintam-se seguros para investir.
Acredito que os empreendedores primeiro inserem-se digitalmente como pessoa física e só depois começam a ver as oportunidades para sua empresa. Considerando que a maior parte dos empreendedores é de uma geração onde não existia celulares e nem internet, é natural que sua inclusão e amadurecimento esteja acontecendo agora. Por isso, eventos como o de hoje são fundamentais para que entendam e, com base nesse entendimento, passem a confiar nas mídias online.
Semana passada expliquei para um cliente que não há mais como questionar se a internet realmente funciona. É indiscutível que ela funciona, caso contrário não teríamos tantas grandes empresas incluindo o digital em seu mix de marketing. Também não teríamos tantas empresas digitais e de tecnologia como as maiores e líderes no cenário empresarial. É inquestionável que praticamente todo mundo usa o Google e que todo mundo tem Facebook. Ontem mesmo uma amiga me mostrou que sua avó, de 83 anos, tinha postado uma foto sua no Facebook. Tá todo mundo na rede, isso é inquestionável.
Fato: as pessoas usam cada vez mais a internet
No gráfico abaixo você pode ver que os brasileiros ficam muito tempo online. E é natural, pois em casa e no trabalho a grande maioria das pessoas tem acesso aos computadores e no trânsito elas usam smartphones. A web nos acompanha onde estivermos.
Os brasileiros passam mais tempo online do que em qualquer outra mídia.
Outro dado interessante é a perda da força da televisão. A imagem abaixo mostra a queda de audiência das novelas da Globo no horário nobre. Isso acontece mesmo com a melhora da qualidade das produções. Poucas dessas pessoas trocaram a TV pelos livros.
Outra informação interessante é que não há mais distinção econômica. A classe D está inserida no mundo digital, e a classe E começa a ter mais acesso também.
Uns podem usar mais, outros menos. Alguns com mais profundidade, outros de forma mais superficial, mas todos usam a internet (nem que seja pedindo ajuda para o neto). E daqui a 5 ou 10 anos essa tendência será maior, pois quem já se inseriu no mundo digital dificilmente vai sair dele.
Não há dúvidas que começar a investir na web é importante para uma empresa, seja uma multinacional, seja uma empresa pequena e local. Mas é preciso investir certo, com objetivos claros e muita estratégia, pois embora traga bons resultados, a internet não faz mágica.
Para saber mais leia o artigo: Google Adwords Funciona?