Resultado em Adwords Três Pilares fundamentais

Muitas pessoas me perguntam se Adwords dá resultado. Eu sempre penso um pouco e respondo que, na minha opinião, é o canal que tem melhor custo/benefício quando falamos em mídia. Porém, para dar resultado, temos que falar a mesma língua da ferramenta. Caso contrário o dinheiro vai pelo ralo, de sua conta direto para a conta do Google, sem agregar valor ao camarote seu negócio.

De tando pensar nisso e buscar a melhor forma de explicar o “mundo mágico do Adwords” me surgiu um modelo simplificado baseado em três pilares.

Três Pilares do Resultado em Adwords

Quanto melhor você for nestes três pilares, melhor seus resultados.

3 pilares do resultado em Adwords
3 pilares do resultado em Adwords

Primeiro pilar: Site

Como ter resultados em Adwords
Sobrinho só se for profissional.

Gente, não adianta o melhor gestor de campanha, a melhor agência, os melhores tudo se seu site não for bom. O site é a casa do seu serviço, é sua loja (mesmo que seja um site institucional).

O site precisa ser bonito. Então contrate um bom designer, pague o valor merecido e encante seu clientes na primeira visita.

O site precisa de usabilidade. Estude a melhor plataforma, a melhor cor dos botões, etc. Pense em seu cliente e não o deixe sem saber onde clicar dentro do site.

E por favor, elimine telas de erro, é muito feio.

O site precisa de Arquitetura de Informação. Combinando com a usabilidade, as informações precisam existir, serem encontradas e falar a linguagem do cliente. A estrutura do conteúdo do seu site precisa ser estratégica.

O site precisa mensurar. É sua loja, sua empresa, você precisa saber o que está acontecendo. Os profissionais que trabalham para você não são mágicos, eles precisam de dados para tomar decisões, então é importante você pensar em quais são as metas do seu negócio, o que é importante para você, e mensurar tudo isso.

Precisa ser caro? Não, não precisa ser caro, precisa ter qualidade.

Com certeza você precisará investir. Raramente uma coisa boa é grátis.  Você precisa pesquisar, se informar e encontrar bons profissionais por preços justo (justo não é de graça).

Não deu para investir em tudo? Escolha uma boa plataforma (veja: dicas para escolher a plataforma de e-commerce). Tem plataformas boas que custam o mesmo preço das ruins, é só se informar e pesquisar.

Use um bom layout padrão, deixe para investir em um personalizado mais tarde. O problema não é ser padrão, é ser feio.

Se for um site institucional, contrate um fotógrafo que faça boas fotos da sua empresa, elas vão servir para o site e para outras coisas também. É um bom investimento. Outra opção é comprar fotos pagas do banco de imagens, não é caro e qualifica o site.

É e-commerce e você mesmo que faz as fotos? Ok, não é problema, novos empreendedores precisam se virar mesmo. Mas se este for o seu caso, invista em uma boa câmera, faça um mini estúdio (dá para fazer mini estúdios alternativos com ótimo custo/benefício) e estude um pouco de fotografia. Boas fotos são fundamentais para vender pela internet.

Segundo pilar: Produto

Além de um site bem feito, seu produto precisa de sua atenção. Então conhecer os benefícios e diferenciais e o que agrega valor ao seu negócio é fundamental.

Todo aquele estudo que se faz para vender offline é importantes no mundo virtual também. Quanto mais você tiver uma identidade para seu produto, serviço ou loja, melhor o desempenho online.

Posicionamento, benefícios, diferenciais, estratégia de preço, imagem de marca, branding. Sim, você precisa de tudo isso. Se não tem, é bom ir construindo aos poucos.

Seu produto não precisa ser o melhor, o mais inovador, o mais barato. Se você souber a identidade dele, por que as pessoas o compram, será uma grande alavanca para seus negócios.

Terceiro pilar: finalmente a Campanha Adwords

Os dois primeiros pilares estão bem resolvidos?

Agora foca na campanha e nos resultados em adwords!

Foca nos resultados em Adwords
Foca nos resultados em Adwords

É preciso uma boa campanha também, afinal, Adwords não faz mágica. É preciso, como em qualquer mídia, conhecê-lo, traçar objetivos e, com base neles, criar a campanha.

É preciso analisar os resultados e otimizar constantemente a campanha, procurar por novas oportunidades, avaliar o desempenho de cada palavra, cada anúncio. Entender o que vende para buscar vender mais.

Por isso que neste caso também é importante contratar um profissional para gerenciar a campanha de Adwords. Assim, você investe seu tempo na gestão do negócio e deixa o profissional cuidar das suas palavras-chave. É melhor para todo mundo.

Resultado em Adwords

Construindo com segurança estes três pilares, com certeza seu negócio vai prosperar.

Lembre que não precisa ser de um dia para o outro, não precisa ser tudo junto, mas é fundamental que você vá buscando qualificar, melhorar constantemente e buscar oportunidades.

É importante saber priorizar e investir mais no que é mais importante. Porém isso é assunto para outro post. Espero ter agregado valor ao conhecimento de vocês.

Resultado em Adwords você consegue
Bons negócios!

 

2 comentários sobre “Resultado em Adwords Três Pilares fundamentais

  1. Interessante as orientações, como disse a Berti, “excelente! conciso, intenso” o artigo.

    Sugiro, caso entenda conveniente, detalhar mais um pouco, principalmente a fase III.

    Parabéns.

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