Prova Google Adwords Professional | Dicas

Fiz a prova GAP – Google Adwords Professional – e vou compartilhar algumas dicas para quem quer fazer a prova e não tem muita ideia de como ela é.

Acho que a pior parte da prova é justamente não ter ideia de como ela é. O ideal era ter umas provas testes, para avaliarmos nosso desempenho. O programa antigo tinha, mas o novo não.

Quando fiz a prova eu já trabalhava com Adwords há mais de 3 anos e gerenciava um volume bem grande de campanhas. Então conhecia bem aprofundadamente o Adwords. Tinha realmente bastante prática quando fiz a prova. Neste cenário, a prova foi bem fácil para mim.

Quem está começando ou não tem muita prática pode ter mais dificuldade.

Algumas poucas questões tinham problemas ou eram de coisas que já mudaram. Algumas podem dar uma confundida, então tem que prestar bem atenção.

Como lidar com o tempo da prova

A prova tem um tempo delimitado para ser respondida, mas é bem suficiente. Assusta, mas sobra muito tempo no final. Eu segui a dica básica de ir fazendo as questões que sabia e pulando as que não sabia. Dá para marcar as que não sabemos para responder depois. No fim, dá uma revisada nas resposta e pronto.

O legal é controlar o tempo durante a execução. O sistema mostra quantas questões você já  fez e o tempo que ainda tem. Então é só calcular rapidinho o status. Mas dá para fazer a prova tranquilo, lendo com calma as questões, entendendo e com um tempinho para pensar.

O ambiente da prova

Adorei o ambiente. Quando você começa ele passa as instruções todas, leia com atenção, mas não se preocupe o ambiente tem uma boa usabilidade e é bem intuitivo.

Dicas para a Prova Google Adwords Professional :

Dica 1: leia todo o material de estudo do centro de aprendizagem. Ali tem tudo o que você precisa saber. Mas leia, faça login e pratique, experiência é tudo.

Dica 2: tenha experiência, tenha um tempo de gerenciamento de campanha antes de fazer a prova. Vai ser muito mais fácil. É melhor ter experiência do que decorar tudo, porque é muita coisa para decorar.

Dica 3: Eu usei muito o centro de aprendizagem quando comecei a trabalhar com Adwords, li todo ele. E senti que precisava da prática para compreender os conceitos. Para a prova a mesma coisa, não adianta ler e decorar o centro de aprendizagem, precisa ter prática.

Dica 4: Entre na comunidade do Adwords e veja o que as pessoas perguntam.  Acompanhe e veja se você sabe responder as perguntas. É a vida real, e dá um parâmetro do seu conhecimento e das áreas que você deve estudar mais.

Dica 5: Algumas questões são muito operacionais, por isso a prática é fundamental. Então faça login e treine, conheça os campos, as abas, o que fica em qual lugar.  Domine os recursos. Tem algumas perguntas de onde ficam determinada opção. E tem muitas perguntas sobre como configurar os recursos.

Dica 6: Algumas questões são de relações e lógicas. EX. Se for digitado no Google imóvel para alugar, seu anúncio vai aparecer se você tiver comprado qual palavra? As opções serão variações de correspondência (ampla, frase, exata). Tem várias questões que envolvem cenários. Por isso é importante ler e entender bem as questões.

Bem, eu fiz  Exame básico sobre publicidade do Google e o Exame avançado sobre marketing de pesquisa. Achei a segunda mais fácil que a primeira, mas elas tem o mesmo modelo e estrutura, então é bem tranquilo de fazer. Só dê uma estudada nos temas, pois a segunda tem alguns pontos que usamos menos, então vale dar uma boa revisada.

 

 

 

4 pensou em “Prova Google Adwords Professional | Dicas

  1. Acabo de ser aprovada no teste de conhecimentos básicos do Google Adwords e não tinha experiência com a ferramenta senão pelos logins experimentais que fiz para melhor me familiarizar. Nesta primeira prova, o que mais me ajudou foi a teoria adquirida no centro de aprendizagem do Google realmente. Acrescentaria a dica do simulado do Google para quem deseja ter uma noção do que esperar da primeira prova. Segue link: http://certificadogoogle.com/certificacao-google-adwords/
    Lígia, queria saber se estava no caminho certo para realizar o teste de pesquisa avançada, mas pelas suas dicas pude reparar que ele teria o mesmo padrão do primeiro. Aprofundando – me nos conceitos e navegando um pouco mais nas funcionalidades da ferramenta acredito que serei feliz em meu resultado! =D
    Se a segunda prova for mais fácil que a primeira, então, melhor ainda!
    Obrigada!!

    1. Oi,
      A segunda prova é um pouco mais estratégica, precisa pensar mais um pouquinho. Mas se você conseguiu na primeira, acho que olhando o centro de aprendizagem, terás condições de fazer a segunda. Abraços

  2. Lígia, depois de quase 5 dias procurando uma dica do que seria a prova avançada eu consegui achar seu post.

    Você não deu grandes exemplos de perguntas porém disse o necessário para ter um caminho sobre a prova, eu realmente acreditava que iria ser praticamente isso, perguntas em cima de gerenciamento de contas no dia a dia e entre outras coisas mais.

    Obrigado por compartilhar.

  3. Revisão muito legal Ligia, parabéns. Estou pensando em fazer a prova e consegui ter uma boa noção neste seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.