Estratégias para ações com blogs

Todos os gurus do marketing hoje dizem que sua empresa precisa investir em marketing digital, redes sociais,  promoção de conteúdo, etc. Estes canais estão todos muito na moda, e como toda moda, precisamos usá-los com moderação e muita estratégia, tanto para termos resultados quanto para adaptá-los ao nosso negócio.

Vou falar um pouco sobre o investimento em blogs como estratégia de marketing digital.

Escolha dos canais para investir

Escolha onde irá investir com muito cuidado, só assim você vai transformar investimento em resultados, caso contrário só terá custos.

É importante entender seu consumidor e as circunstâncias que vão levar ele a querer comprar de você. Apenas com base nisso você pode decidir onde vale a pena estar presente.

Por exemplo, não faz muito sentido uma empresa de dedetização estar presente no Instagram. Ninguém quer ver fotos de cupins, ratos e baratas. Para esta empresa é é mais indicado investir em guias locais.

Outro exemplo é investir em um blog grande só porque tem muitos acessos. Temos vários blogs famosos que possuem um volume de acessos gigantesco, mas qual o percentual dessas pessoas que tem interesse em seu produto? Se forem poucos, o investimento será em vão, pois você terá visibilidade, mas de pouca qualidade.

Por esses e outros motivos é importante planejar suas ações de forma integrada e estratégica.

Pense em seus objetivos de marketing

Falo muito aqui no blog que é fundamental ter objetivos de marketing. Estes serão respondidos com suas ações estratégicas. Bem, quando você for fazer uma ação com blog é preciso saber o objetivo e pensar na melhor forma para atingi-lo.

Seus objetivos podem ser pequenos, como divulgar o lançamento de um produto, ou grandes, como criar uma relação com determinado perfil de leitores.

Veja alguns objetivos mais comuns e como ações em blogs podem ajudar a atingi-los:

Lançar um produto novo

Escolha dos blogs: Aqui é fundamental que você escolha primeiro blogs de nicho primário (mas não precisa descartar os secundários, veja o case abaixo). Se o produto a ser lançado é um batom, o nicho primário serão blogs de maquiagem. Já como nicho secundário podemos considerar blogs de assuntos femininos como decoração, artesanato, moda.

Case de sucesso: No meu blog de artesanato tenho um anunciante que divulga adesivos para unhas com muito resultado. Mesmo que o assunto do blog não seja unhas nem beleza, o público 90% composto por mulheres tem muito interesse em unhas. Veja que mesmo sendo um público secundário, ele gera bons resultados.

O que você vai precisar: Muita visibilidade, as pessoas não conhecem seu novo produto, por isso não procuram por ele. Então você precisará levá-lo até as pessoas.

Que ações: Postagens patrocinadas em perfis de blogs nas redes sociais como páginas do Facebook, Twitter, Instagram, etc. Foque no público-alvo e em blogs com muitos seguidores para que seu produto seja realmente visto.

Ganhar curtires/seguidores em sua página nas redes sociais

Escolha dos blogs: Neste caso você pode ser mais flexível com o público, embora qualidade seja importante, a segmentação pode ser mais branda. Foque no volume, para ter muitos novos curtires.

O que você vai precisar: Muita visibilidade dentro da própria rede social em questão.

Que ações: Sorteios de brindes e kits em parceria com blogs usando apps como Sorteie-me. Assim você atingirá muitas pessoas e conseguirá muitos novos fãs. É só não descuidar da segmentação que sua ação será um sucesso.

Conseguir leads

Escolha dos blogs: Neste objetivo é preciso muita atenção na qualidade do lead.  O custo de se conseguir um lead é sempre alto. É muito difícil captar um e-mail, nome e telefone de alguém. Também temos custo ao gerenciar esses leads. Enviar e-mails tem custo, fazer ligações, organizar e gerenciar listas de contatos é caro e trabalhoso. Então se seus leads não forem qualificados, você terá um custo elevado ao captá-los e gerenciá-los com resultados baixíssimos. Escolha blogs e ações que vão lhe dar leads que tem muita relação com seu negócio.

Case de sucesso: Uma vez fiz uma ação no blog em parceria com uma loja virtual de artesanato que conseguiu 2mil leads. Outra vez,  para outro cliente, fiz uma ação que conseguiu 500 leads. Ambas foram proveitosas, pois na primeira conseguimos muitas pessoas que compram material de artesanato, já na segunda conseguimos 500 pessoas que fazem um tipo específico de artesanato. De nada interessaria a esta segunda empresa os dois mil contatos  de pessoas que não fazem a técnica que eles vendem. Mais importante que volume é a qualidade dos leads para a sua empresa.

O que você vai precisar: Público segmentado e muito relacionado com seu negócio.

Que ações: Pessoas precisam de um bom motivo para fazer um cadastro. Então escolher um blog (ou vários) e sortear um bom e recheado kit, que tenha valor agregado ou grande volume de itens vão chamar atenção. Produzir um e-produto em parceria com um blog que possa endossá-lo também é uma boa estratégia. Neste caso dá para ser um e-book, um molde, um passo a passo, brindes. Coisas que as pessoas vão querer se cadastrar para ganhar.

Branding

Escolha dos blogs: Foque em segmentação (primária e secundária) e volume. Aqui é muito recomendado ações de longo período e com vários blogs simultaneamente pois branding se consegue com volume. Há estudos que dizem que uma pessoa precisa ver uma mensagem 20 vezes para absorvê-la.

O que você vai precisar: Público segmentado e muita visibilidade.

Que ações: Banners em vários blogs, postagens patrocinadas, sorteios e ações continuadas (3 a 6 meses de duração). Conteúdo diferenciado como vídeos semanais, fotos, artigos. Você pode planejar lançar um vídeo por quinzena e comprar a divulgação deles nos  blogs do segmento. Publi-editoriais, anúncios gráficos diferentes a cada semana e com criatividade. Criar uma série de vídeos assinados pelos blogueiros, etc.

Vendas

Escolha dos blogs: Público altamente segmentado. Pense que para gerar venda direta você precisa falar exatamente com quem quer comprar seu produto. Se existir um blog muito de nicho invista nele, se não, tente outras mídias. Investir em blogs não é a forma mais direta de se gerar vendas, embora traga resultados.

Importante: Não ache que o blog fará o trabalho sozinho. Uma boa promoção de incentivo às vendas é fundamental para a ação. Bônus como R$50,00 nas compras acima de R$250,00. Cupom desconto de 30%, brinde exclusivo, exclusividade de lançamentos. Isso são incentivos de vendas.

O que você vai precisar: Público segmentado e muito relacionado com seu negócio.

Que ações: Conteúdo como postagem no Facebook, publi-editorial, infográficos, divulgação de promoções em rede social.

Avaliação de produtos

Escolha dos blogs: vários blogs de nicho primário ou secundário ou blogs com visiblidade legal. Aqui o que importa é a quantidade de releases que existam sobre seu produto (assim as pessoas podem encontrá-los com mais facilidade) e a profundidade desses releases. É preciso avaliações que agreguem valor ao consumidor. O foco não é um artigo que tenha muitas visitas, mas um artigo que seja encontrável e que tenha visitas constantes de quem procurar pelo seu produto. Orientar o blogueiro para boas práticas de SEO é bem importante.

Case de sucesso: Quando as novas gerações vão comprar um produto elas pesquisam muito por avaliações, opiniões de blogs e sites especializados (que não sejam do fabricante/loja). Estas opiniões são forte incentivadoras de comprar. A sacada: é muito difícil encontrar releases e artigos de qualidade sobre produtos. Então invista nisso e saia na frente de seus concorrentes.

O que você vai precisar: Canais e pessoas que possam avaliar com qualidade seu produto e seu produto precisa ser muito bom, se não a ação não é válida.

Que ações: Escolha blogs de qualidade, pessoas que escrevam com frequência, com conteúdo e ideias próprias.  Envie seus produtos para serem avaliados por eles, e peça em troca um artigo que poderá ser divulgado no blog dele (preferencialmente) ou no blog de sua empresa (com autorização).

Conclusão:

Esses foram alguns objetivos e ações, mas ainda há muito o que explorar analisando caso a caso.

Investir em conteúdo de qualidade é muito importante no “novo marketing” e fundamental para conversar com o novo perfil de consumidores.

Ações continuadas e intercaladas com blogs vão trazer mais resultados que ações isoladas.

Construir uma rede de blogs parceiros e investir em relacionamento é muito importante e trás retorno a médio/longo prazo.

Reserve verba de marketing para ações com blogs, não dependa apenas de ações sem custo. É justo e inteligente.

Invista seu tempo em planejar as ações com o blog, seja criativo e foque em mensuração (oriente o blog a fazer isso se necessário).

Como posso ajudá-lo?

Dentro de minha consultoria em marketing digital posso auxilía-lo a criar ações estratégicas e efetivas de parcerias com blogs. Entre em contato comigo!

Ou então, caso sua empresa seja do segmento de arte, decoração e artesanato, tenho um blog neste nicho com boa visibilidade e base de contatos. Entre em contato pelo e-mail artedefazerartesanato@gmail.com solicitando o mídia kit.

 

O papel do blog em sua estratégia de marketing

Uma pequena introdução

Ao pensar em marketing e propaganda devemos pensar sempre em mix. Os resultados só virão de forma perceptível se usarmos uma estratégia de marketing somados a uma  propaganda integrada.

Ter metas e objetivos claros, identificar como atingi-los e aplicar ações de propaganda integrada vão lhe ajudar a alcançá-los.

Com a evolução da web, surgem possibilidades extras de canais de comunicação que podem agregar muito valor à sua estratégia de marketing.

Cada canal, seja on-line ou off-line, possui uma característica e função. Reservei a postagem de hoje para falar sobre o papel do BLOG em sua estratégia de marketing.

Tipos de blog

Milhares de blogs são criados diariamente, com muitas intenções. Naturalmente alguns vão ser mais interessantes para ações de marketing que outros. Conheça alguns tipos:

Blogs de nicho que se tornam referências em seus assuntos. Podem ser desde blogs temáticos como gastronomia e viagem, até blogs ainda mais específicos como o Conexão Paris, que fala apenas de uma cidade.

– Blogs de personalidades que podem ser conhecidas nacionalmente ou apenas por um nicho de público. Esses blogueiros tem muita influência sobre seus leitores.

– Blogs corporativos onde as empresas falam sobre seu mercado e produtos. São ótimos para relacionamento e instruir seus consumidores.

– Blogs pessoais onde pessoas compartilham suas ideias, pensamentos e gostos sem pretensões de serem muito famosas.

Tamanho dos blogs

Há blogs muito grandes e é bem provável que alguns tenham mais acessos que o site de sua empresa.  Isso acontece porque eles são atualizados frequentemente, tem facilidade de se relacionar com os leitores e muito conteúdo compartilhado nas redes sociais. Esta combinação faz com que um blog receba em poucos minutos mais acessos que um site corporativo durante um dia inteiro.

Para saber o tamanho de um blog você pode pedir seu Mídia Kit. Dá também para ter uma ideia olhando quantos seguidores ele tem nas redes sociais onde está presente. Ver a quantidade de comentários nas postagens mais lidas também é uma referência.

Relação com blogueiros

Hoje em dia é fundamental que sua empresa, grande ou pequena, nacional ou local, tenha um relacionamento com blogueiros influentes de seu nicho de atuação.

Fazer uma lista dos blogs mais importantes para seu segmento é uma boa estratégia, tanto para divulgar sua empresa no futuro, quanto para saber o que está acontecendo em seu segmento.

Enviar um e-mail para o blogueiro apresentando-se e colocando-se à disposição caso ele precise de algo que sua empresa possa oferecer é um grande começo de uma relação. Aqui vale muito o network, mas não aquele cheio de interesses só para tirar proveito (blogueiros não gostam nem um pouco disso). Seja coerente e não interesseiro.

Minha dica é começar o relacionamento oferecendo algo, apresentando a empresa, mas nunca pedindo coisas. O network que dá certo deve ser construído com base na oferta e em parceria e nunca em interesses unilaterais.

Lembre-se que parceria é quando ambos os lados ganham.

Manter o contato e enviar informações de sua empresa ou mesmo do segmento que podem interessar ao blogueiro também é uma ótima forma de relacionamento. Por exemplo: se você tem um restaurante e participou de um evento de gastronomia, pode perguntar para sua rede de blogueiros do segmento se eles também foram e se gostariam de algumas fotos ou informações do evento para uma postagem.

O valor de um blog

Há blogueiros que escrevem por hobby e outros por profissão (sim, muitos vivem exclusivamente de seus blogs). Nos dois casos eles investem muito tempo, profissionalismo e dinheiro para manter seu blog.

Um bom artigo leva bastante tempo para ser escrito e revisado. Também é preciso muita dedicação para selecionar ou produzir boas fotos para ilustrar o artigo. Por fim, postar e divulgar o artigo é um longo e braçal trabalho. É preciso mandá-lo para os amigos, postar em todas as redes sociais, grupos, etc. São boas horas de trabalho apenas nisso.

Há também os custos em manter um blog e ir atrás das informações. Um blogueiro de viagem precisa comprar as passagens. Um blogueiro de gastronomia precisa testar ingredientes e restaurantes e assim por diante. Sem falar na manutenção de servidores, computadores, hospedagem, etc.

É importante ter consciência que manter um blog de qualidade dá muito trabalho e para um bom relacionamento com blogueiros é preciso valorizar este trabalho.

Vantagens de ter sua marca divulgada em um blog

Ter sua marca divulgada em um blog trás uma série de benefícios e impacta em várias de suas estratégias de marketing. Isso é muito positivo.

Branding

Quanto mais sua marca aparecer, mais será lembrada. E não adianta aparecer uma ou duas vezes, é preciso aparecer SEMPRE, quanto mais, melhor. Hoje em dia, com as verbas de marketing cada vez mais curtas, não queremos investir em branding  por acharmos que não trás resultados imediatos. Porém, esquecemos que resultados não são imediatos, precisam ser construídos. E investir em boas estratégias de branding vão ajudar sua marca a ter mais resultados em qualquer outra ação de propaganda que ela fizer.

SEO

Sabemos que o Google está qualificando cada vez mais os links externos que seu site recebe. Troca de links, links em comentários, etc. não tem mais valor, pelo contrário, podem até prejudicar seu site. Porém, um link para seu site em um artigo de qualidade, bem escrito, em um domínio com boa reputação será uma vantagem extra em sua estratégia de SEO.

Divulgação

Como falei acima, tem blogs com mais visitas que muitos sites de empresas conhecidas. Assim, um artigo em um blog grande vai levar muitos cliques para seu site, o que é de grande valor.  Um clique em Adwords ou Facebook Ads custa, em média, R$1,00. Para ter 100 cliques pagos você gastará em média R$100,00.

100 cliques é pouco? Pode ser, mas é bem custoso se conseguir 100 cliques para um site em um ambiente cheio de informações e concorrência como a internet.

Um blog pequeno também terá valor ao levar cliques para seu site. Mais vale meia dúzia de cliques qualificados que 100 desqualificados.

Cliques qualificados

Cliques qualificados são como barras de ouro, valem mais que dinheiro 😛

De nada adianta ter milhões de cliques e não ter conversão (já falei sobre conversão em outra postagem).

A vantagem dos blogs é que você vai selecionar os melhores blogs de seu nicho de atuação, e fazendo ações com esses blogueiros, a tendência de ter cliques qualificados é muito maior.

CASE: fiz uma ação em meu blog cuja taxa de conversão foi de 80%. O anunciante me perguntou que mágica eu tinha feito para ter uma taxa tão acima da média. Não foi nenhuma mágica, acontece que o serviço que eles anunciavam era de muito interesse para meus leitores, ou seja, o público alvo era super qualificado e era certo que teríamos resultados.

Endosso de blogueiro

Um dos apelos mais antigos da propaganda é o endosso. Ele acontece quando alguém com autoridade em determinado assunto dá seu aval sobre um produto, serviço ou acontecimento. Por muito tempo o endosso foi dado por artistas, profissionais (médicos, engenheiros, professores) ou categorias (estudantes, donas de casa). Hoje o blogueiro acaba fazendo parte deste grupo capaz de endossar um produto seja por ser uma personalidade famosa ou por ser um especialista em seu nicho de atuação.

Indicação e formação de opinião

Sabemos que a indicação e opinião de pessoas próximas a nós são fortes incentivadores no processo de decisão de compra. Antes de comprarmos algo temos a tendência de perguntar para alguém que já tenha o produto ou que saiba mais sobre ele que nós.

Além da família e amigos próximos, os contatos virtuais (amigos, conhecidos) também são fontes de informações importantes para nossa decisão. O blogueiro entra nesta onda e torna-se um amigo que pode passar informações de qualidade sobre produtos ou serviços, principalmente quando é especialista em um nicho.

CASE: a primeira coisa que faço quando decido ir viajar é ver o que o Ricardo Freire (Viaje na Viagem) fala sobre meu destino e procurar passagens em promoção no Melhores Destinos.

Ações integradas

Já faz tempo que se fala em propaganda integrada onde vários canais vão ser orquestrados para trazer resultados positivos para sua empresa. O blog vai ser sempre um aliado. Inclusive oferecendo soluções que não seriam possíveis em outros casos.

CASE: Uma empresa tem um site onde publica o passo a passo do uso de seus produtos. Porém o site é pouco amigável e, a curto prazo, não irão poder melhorá-lo. Promover uma parceria com blogs do seu segmento e divulgar os passo a passo neles é uma ótima solução pois vai resolver um problema que a empresa sozinha não teria como fazer, com um investimento muito menor do que fazer um site novo.

Custo/Benefício

Reserve parte de sua verba de marketing para fazer ações pagas com blogueiros. Se você fizer um trabalho bem feito, com estratégia, ele lhe trará resultados e poderá ter tanto ou mais benefícios que outras formas de mídia.

Geralmente o custo de ações com blog são proporcionais à sua audiência, então você poderá ter bons resultados investindo bem menos do que em outras mídias.

Como ter resultados

Briefing e estratégia

Como tudo na vida, não adianta delegar o sucesso de sua ação ao blog, pois por melhor que ele seja, quem conhece a fundo seu negócio é você. Assim, enviar um briefing qualificado e investir tempo e equipe planejando as ações será parte fundamental do sucesso.

Objetivos

Ter objetivos ao planejar a ação é fundamental para ter sucesso. Saber o que quer conquistar vai dar chances de você ter resultados positivos, ainda mais em um mundo competitivo como o nosso.

Os objetivos de marketing precisam ser claros e divididos. Escolha com base neles o canal mais adequado para divulgação e pense em ações com base no objetivo e no canal escolhido. Assim você terá muito sucesso.

Mensuração

Tendo objetivos, veja como você irá mensurá-los, para saber se foram atingidos. Isso é fundamental para saber onde colocar sua verba e melhorar seu desempenho.  Sem mensurações você nunca saberá se está investindo certo.

Inove e arrisque-se

Inovação é importante e arriscar faz parte da evolução.

Muitas empresas seguem fazendo a mesma coisa sempre por medo de arriscar algo novo e dar errado. Porém, buscar alternativas diferentes e criativas é fundamental. O consumidor está cansado de velhas formas e elas não dão o mesmo resultado que há 20 anos atrás. O que convencia no passado não convence mais e ficar estagnado é um risco tremendo que pode custar a saúde de sua empresa. Inserção digital hoje é sobrevivência. Há uma máxima famosa que diz que se sua empresa não aparece no Google ela não existe. Isso já é passado. Se sua empresa não aparece no Google, no Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Twitter, etc, ela vai deixar de existir e você está perdendo receita.

Não espere resultados mágicos

“Ah, mas eu fiz um vídeo no You Tube e não gerou nenhuma venda.”

Vídeo avulso não gera venda, é preciso que seu vídeo seja estratégico e responda a um objetivo. É preciso que o trabalho seja continuado e que os canais sejam integrados, um ajudando o outro.

Já dizia minha avó: “Uma  Andorinha não faz verão!” Um canal também não faz conversão, os resultados estão na forma de orquestrar estes canais para que respondam aos seus objetivos de marketing.

Conclusão

Depois de muito falar,  um resuminho:

7 motivos para investir em blogs

  1. Blogs são um potencial latente para sua estratégia de marketing;
  2. Blogs vão lhe dar resultados constantes e crescentes;
  3. Uma única ação em blog pode repercutir em branding, SEO, cliques qualificados, endosso, relacionamento com cliente e vendas;
  4. Há blogs tão ou mais profissionais que muitos jornais e revistas;
  5. Há blogueiros muito mais respeitados e influentes que alguns artistas;
  6. O custo de investimento é menor (menor não significa que não tem custo);
  7. Há problemas de marketing que só serão solucionados com ações em blogs;

7 ações para começar sua estratégia agora mesmo

  1. Pesquise os blogs mais relevantes de seu segmento;
  2. Comece já a construir um relacionamento com blogueiros;
  3. Ofereça conteúdo de qualidade e sugestões de pauta para alguns blogs (priorize o conteúdo de qualidade, não sua marca. Sugestão de pauta é diferente de matérias pagas);
  4. Identifique alguns problemas de marketing e metas que quer atingir;
  5. Pense como um blog poderia ajudá-lo a atingir ou colaborar com uma destas metas;
  6. Sugira parcerias aos blogs com ações onde todos ganham (sua marca e o blog);
  7. Ofereça brindes (qualificados) para o blogueiro sortear entre seus leitores;

Google Adwords realmente funciona?

Google Adwords realmente funciona?

Não há dúvidas que Google Adwords funciona. No meu post sobre o Google Partner Conect já trouxe alguns dados que comprovam o quanto a internet funciona como mídia, e agora vou falar um pouco mais especificamente sobre Google Adwords.

Seguidamente alguns de meus clientes me questionam se Google Adwords funciona, então achei pertinente falar sobre este assunto. Seguem meus principais argumentos:

1 – se não funcionasse, ninguém usaria

A Google é líder mundial em anúncio online.

As grandes empresas, que tem os melhores profissionais de marketing, e as melhores agências anunciam cada vez mais no Google. Estariam fazendo isso se não funcionasse?

2 – Sabe quantas pesquisas são feitas por dia no Google?

Número de pesquisas no Google por dia

Essas 400 milhões de pesquisas são feitas por pessoas, que estão buscando consumir  informações ou produtos.

3 – A pesquisa do Google é o site mais acessado do Brasil

Estes são os 10 sites mais acessados no Brasil. Duas das posições são ocupadas pela pesquisa da Google. Outros dois são produtos também da Google.

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 4 –  Temos muito acesso à internet

As pessoas estão cada vez mais conectadas,  praticamente estamos conectados enquanto acordados. Veja no gráfico abaixo:

Estamos 24h conectados
Se estamos acordados, estamos conectados

E estando conectadas elas estão consumindo conteúdo e muitas vezes pesquisando sobre suas próximas compras.

5- Somos consumidores o tempo todo.

Somos consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana. O mundo digital oferece muitas alternativas para sua empresa ser encontrada o tempo todo e não perder clientes.

6- Seu anúncio aparece só para quem quer comprar

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O Google Adwords permite que você fale exatamente com a pessoa que está procurando seu serviço ou produto e na hora em que ela está interessada.  Nenhuma outra mídia tem essa precisão.

7 – Você só paga quando seu anúncio for visto

Diferente de outras mídias, no Google Adwords você só paga quando o consumidor ler seu anúncio e entrar em seu site. Ou seja, só quando ele realmente for impactado pela sua marca, o que lhe dá 100% de aproveitamento em branding e um aumento significativo de conversões.

8 – Outras mídias levam para a pesquisa do Google

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Quando as pessoas assistem uma propaganda ou um artigo em outras mídias tendem a pesquisar mais sobre ele no Google. Anunciantes do Google Adwords aumentam suas chances de ser encontrado.

9 – Seu concorrente já anuncia

Mais que perder a chance de ser encontrado, você permite que o consumidor que está interessado em seu produto opte pelo concorrente, sem nenhuma resistência. Bom para o concorrente.

10 – Clique incremental

Os anúncios no Google Adwords levam clique incremental ao seu site. Você estará captando novos consumidores para sua empresa, além dos que já chegam a você por outras mídias ou outros canais como indicação.

Concluindo

Depois desses 10 argumentos espero que não lhe reste dúvidas sobre as vantagens de anunciar no Google Adwords.  O próximo passo é começar sua campanha. Eu posso lhe ajudar fazendo a estratégia e a gestão de seus anúncios adwords. Trabalho com Google Adwords desde 2009, já gerenciei campanha para mais de 30 clientes cujo investimento somado ultrapassou os R$2 milhões. Experiência para criar a melhor estratégia para seu negócio. Entre em contato para um orçamento!

Google Partners Connect

Nesta manhã assisti o Google Partners Connect, um evento promovido pelo Google para agências parceiras. Foram 1h e 30min onde a Inês Cavaco, gerente de vendas e novos negócios, e a Gleidys Salvanha, diretora de desenvolvimento de agências, ambas do Google Brasil, apresentaram dados do cenário da web, as vantagens dos serviços Google para empreendedores  e ainda um pouco sobre a importância e o papel das agências profissionais na gestão de investimento online.

Separei algumas partes que achei bem interessante para compartilhar com quem não participou do evento. Confira!

Google Partners Connect

Novembro de 2014

O evento foi uma boa pincelada do cenário atual da internet, direcionado para aqueles empreendedores que ainda tem dúvidas se esta história de marketing digital realmente funciona.

Esta pode parecer uma dúvida estranha para quem já se inseriu no mundo online. Porém, alguns empreendedores ainda não estão tão integrados a este cenário e é de fundamental importância levar informações para que conheçam e sintam-se seguros para investir.

Acredito que os empreendedores primeiro inserem-se digitalmente como pessoa física e só depois começam a ver as oportunidades para sua empresa. Considerando que a maior parte dos empreendedores é de uma geração onde não existia celulares e nem internet, é natural que sua inclusão e amadurecimento esteja acontecendo agora. Por isso, eventos como o de hoje são fundamentais para que entendam e, com base nesse entendimento, passem a confiar nas mídias online.

Semana passada expliquei para um cliente que não há mais como questionar se a internet realmente funciona. É indiscutível que ela funciona, caso contrário não teríamos tantas grandes empresas incluindo o digital em seu mix de marketing. Também não teríamos tantas empresas digitais e de tecnologia como as maiores e líderes no cenário empresarial. É inquestionável que praticamente todo mundo usa o Google e que todo mundo tem Facebook. Ontem mesmo uma amiga me mostrou que sua avó, de 83 anos, tinha postado uma foto sua no Facebook. Tá todo mundo na rede, isso é inquestionável.

Fato: as pessoas usam cada vez mais a internet

No gráfico abaixo você pode ver que os brasileiros ficam muito tempo online. E é natural, pois em casa e no trabalho a grande maioria das pessoas tem acesso aos computadores e no trânsito elas usam smartphones. A web nos acompanha onde estivermos.

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Os brasileiros passam mais tempo online do que em qualquer outra mídia.

Outro dado interessante é a perda da força da televisão. A imagem abaixo mostra a queda de audiência das novelas da Globo no horário nobre. Isso acontece mesmo com a melhora da qualidade das produções. Poucas dessas pessoas trocaram a TV pelos livros.

A audiência das novelas vem caindo
A audiência das novelas vem caindo

Outra informação interessante é que não há mais distinção econômica. A classe D está inserida no mundo digital, e a classe E começa a ter mais acesso também.

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Uns podem usar mais, outros menos. Alguns com mais profundidade, outros de forma mais superficial, mas todos usam a internet (nem que seja pedindo ajuda para o neto). E daqui a 5 ou 10 anos essa tendência será maior, pois quem já se inseriu no mundo digital dificilmente vai sair dele.

Não há dúvidas que começar a investir na web é importante para uma empresa, seja uma multinacional, seja uma empresa pequena e local.  Mas é preciso investir certo, com objetivos claros e muita estratégia, pois embora traga bons resultados, a internet não faz mágica.

Para saber mais leia o artigo: Google Adwords Funciona?

Resultado em Adwords Três Pilares fundamentais

Muitas pessoas me perguntam se Adwords dá resultado. Eu sempre penso um pouco e respondo que, na minha opinião, é o canal que tem melhor custo/benefício quando falamos em mídia. Porém, para dar resultado, temos que falar a mesma língua da ferramenta. Caso contrário o dinheiro vai pelo ralo, de sua conta direto para a conta do Google, sem agregar valor ao camarote seu negócio.

De tando pensar nisso e buscar a melhor forma de explicar o “mundo mágico do Adwords” me surgiu um modelo simplificado baseado em três pilares.

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