Arquivos mensais: novembro 2014

Google Adwords realmente funciona?

Google Adwords realmente funciona?

Não há dúvidas que Google Adwords funciona. No meu post sobre o Google Partner Conect já trouxe alguns dados que comprovam o quanto a internet funciona como mídia, e agora vou falar um pouco mais especificamente sobre Google Adwords.

Seguidamente alguns de meus clientes me questionam se Google Adwords funciona, então achei pertinente falar sobre este assunto. Seguem meus principais argumentos:

1 – se não funcionasse, ninguém usaria

A Google é líder mundial em anúncio online.

As grandes empresas, que tem os melhores profissionais de marketing, e as melhores agências anunciam cada vez mais no Google. Estariam fazendo isso se não funcionasse?

2 – Sabe quantas pesquisas são feitas por dia no Google?

Número de pesquisas no Google por dia

Essas 400 milhões de pesquisas são feitas por pessoas, que estão buscando consumir  informações ou produtos.

3 – A pesquisa do Google é o site mais acessado do Brasil

Estes são os 10 sites mais acessados no Brasil. Duas das posições são ocupadas pela pesquisa da Google. Outros dois são produtos também da Google.

google-partner-connect (10)

 4 –  Temos muito acesso à internet

As pessoas estão cada vez mais conectadas,  praticamente estamos conectados enquanto acordados. Veja no gráfico abaixo:

Estamos 24h conectados
Se estamos acordados, estamos conectados

E estando conectadas elas estão consumindo conteúdo e muitas vezes pesquisando sobre suas próximas compras.

5- Somos consumidores o tempo todo.

Somos consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana. O mundo digital oferece muitas alternativas para sua empresa ser encontrada o tempo todo e não perder clientes.

6- Seu anúncio aparece só para quem quer comprar

google-partner-connect (8)

O Google Adwords permite que você fale exatamente com a pessoa que está procurando seu serviço ou produto e na hora em que ela está interessada.  Nenhuma outra mídia tem essa precisão.

7 – Você só paga quando seu anúncio for visto

Diferente de outras mídias, no Google Adwords você só paga quando o consumidor ler seu anúncio e entrar em seu site. Ou seja, só quando ele realmente for impactado pela sua marca, o que lhe dá 100% de aproveitamento em branding e um aumento significativo de conversões.

8 – Outras mídias levam para a pesquisa do Google

google-partner-connect (14)

Quando as pessoas assistem uma propaganda ou um artigo em outras mídias tendem a pesquisar mais sobre ele no Google. Anunciantes do Google Adwords aumentam suas chances de ser encontrado.

9 – Seu concorrente já anuncia

Mais que perder a chance de ser encontrado, você permite que o consumidor que está interessado em seu produto opte pelo concorrente, sem nenhuma resistência. Bom para o concorrente.

10 – Clique incremental

Os anúncios no Google Adwords levam clique incremental ao seu site. Você estará captando novos consumidores para sua empresa, além dos que já chegam a você por outras mídias ou outros canais como indicação.

Concluindo

Depois desses 10 argumentos espero que não lhe reste dúvidas sobre as vantagens de anunciar no Google Adwords.  O próximo passo é começar sua campanha. Eu posso lhe ajudar fazendo a estratégia e a gestão de seus anúncios adwords. Trabalho com Google Adwords desde 2009, já gerenciei campanha para mais de 30 clientes cujo investimento somado ultrapassou os R$2 milhões. Experiência para criar a melhor estratégia para seu negócio. Entre em contato para um orçamento!

Google Partners Connect

Nesta manhã assisti o Google Partners Connect, um evento promovido pelo Google para agências parceiras. Foram 1h e 30min onde a Inês Cavaco, gerente de vendas e novos negócios, e a Gleidys Salvanha, diretora de desenvolvimento de agências, ambas do Google Brasil, apresentaram dados do cenário da web, as vantagens dos serviços Google para empreendedores  e ainda um pouco sobre a importância e o papel das agências profissionais na gestão de investimento online.

Separei algumas partes que achei bem interessante para compartilhar com quem não participou do evento. Confira!

Google Partners Connect

Novembro de 2014

O evento foi uma boa pincelada do cenário atual da internet, direcionado para aqueles empreendedores que ainda tem dúvidas se esta história de marketing digital realmente funciona.

Esta pode parecer uma dúvida estranha para quem já se inseriu no mundo online. Porém, alguns empreendedores ainda não estão tão integrados a este cenário e é de fundamental importância levar informações para que conheçam e sintam-se seguros para investir.

Acredito que os empreendedores primeiro inserem-se digitalmente como pessoa física e só depois começam a ver as oportunidades para sua empresa. Considerando que a maior parte dos empreendedores é de uma geração onde não existia celulares e nem internet, é natural que sua inclusão e amadurecimento esteja acontecendo agora. Por isso, eventos como o de hoje são fundamentais para que entendam e, com base nesse entendimento, passem a confiar nas mídias online.

Semana passada expliquei para um cliente que não há mais como questionar se a internet realmente funciona. É indiscutível que ela funciona, caso contrário não teríamos tantas grandes empresas incluindo o digital em seu mix de marketing. Também não teríamos tantas empresas digitais e de tecnologia como as maiores e líderes no cenário empresarial. É inquestionável que praticamente todo mundo usa o Google e que todo mundo tem Facebook. Ontem mesmo uma amiga me mostrou que sua avó, de 83 anos, tinha postado uma foto sua no Facebook. Tá todo mundo na rede, isso é inquestionável.

Fato: as pessoas usam cada vez mais a internet

No gráfico abaixo você pode ver que os brasileiros ficam muito tempo online. E é natural, pois em casa e no trabalho a grande maioria das pessoas tem acesso aos computadores e no trânsito elas usam smartphones. A web nos acompanha onde estivermos.

google-partner-connect (3)

Os brasileiros passam mais tempo online do que em qualquer outra mídia.

Outro dado interessante é a perda da força da televisão. A imagem abaixo mostra a queda de audiência das novelas da Globo no horário nobre. Isso acontece mesmo com a melhora da qualidade das produções. Poucas dessas pessoas trocaram a TV pelos livros.

A audiência das novelas vem caindo
A audiência das novelas vem caindo

Outra informação interessante é que não há mais distinção econômica. A classe D está inserida no mundo digital, e a classe E começa a ter mais acesso também.

google-partner-connect (2)

Uns podem usar mais, outros menos. Alguns com mais profundidade, outros de forma mais superficial, mas todos usam a internet (nem que seja pedindo ajuda para o neto). E daqui a 5 ou 10 anos essa tendência será maior, pois quem já se inseriu no mundo digital dificilmente vai sair dele.

Não há dúvidas que começar a investir na web é importante para uma empresa, seja uma multinacional, seja uma empresa pequena e local.  Mas é preciso investir certo, com objetivos claros e muita estratégia, pois embora traga bons resultados, a internet não faz mágica.

Para saber mais leia o artigo: Google Adwords Funciona?