Arquivos mensais: maio 2008

Planejar é o caminho mais barato!

Quando se fala em abrir um novo negócio todo mundo diz:
– Faça um planejamento antes! – E a recomendação vem de todos os lados, dos conceituados PHDs em administração, aos empresários de sucesso, até os administradores nacionais e o vizinho que sentiu na pele o drama de não ter um bom planejamento.

O fato é que muita gente de tão ansioso, prático, ou por ter iniciativa de sobra (característica importante aos empreendedores), acaba não agüentando todos os processos do planejamento e sai criando seu negócio baseado na mais pura intuição. Muitos deixam o planejamento por pura preguiça de pensar, investir tempo, ir atrás de informações relevantes, assim, seguem uma intuição, muitas vezes mal informada. A intuição pode ser uma boa amiga sim, até há quem diga que as mulheres se destacam no mercado de trabalho por causa dela, mas para a intuição ser positiva ela precisa estar baseada em fatos e informações concretas, aí não vai ter erro.

Deixar de lado o planejamento pode custar muito caro, as vezes o investimento inteiro. É importante não se deixar iludir, cair em empolgação, um novo negócio não é brinquedo nem conto de fada. O melhor amigo do empreendedor é a realidade, mesmo que seja dura.

Muitas vezes durante o planejamento da idéia se vê q a mesma, apesar de ótima, é inviável. Ou que o investimento demorará muito tempo para dar retorno, e hoje em dia, poucos são os empreendedores que podem se dar a esse luxo.

Mas o fato de se perceber que o negócio é inviável durante o planejamento não é algo terrível. Muitas vezes há soluções, alterando um pouco a idéia inicial se consegue viabilidade, sucesso e muitos lucros. Então, fica a máxima: Planeje antes e não se arrependa depois!